terça-feira, 12 de maio de 2020

EXERCÍCIOS AJUDAM A CONTROLAR O COLESTEROL


Alterações negativas nos lipídeos sanguíneos, como colesterol alto podem chegar a afetar 40% da nossa população, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde. Isso é bem grave, se considerarmos que elas estão associadas a diversos problemas de saúde e a um maior risco de morte! Apesar do forte componente genético, existe uma associação muito interessante entre dislipidemias e estilo de vida, incluindo o envolvimento com atividade física (Lavie et al., 2019).
.
Sabemos que há uma tendência de aumento nos triglicerídeos e no LDL com o envelhecimento. No entanto, o risco de ter níveis altos de triglicerídeos cai 24% nas pessoas com mais aptidão física. Já o risco de ter LDL alto cai 40%!!! Podemos nos questionar, então, se aumentar os níveis de atividade física poderia ser útil para prevenir alterações negativas nos lipídeos sanguíneos, como uma vacina contra esses problemas. Parece que sim! Apesar de existirem várias evidências positivas nesse sentido, a mais consistente é o aumento de HDL (comumente chamado de colesterol bom). Essa melhoria traz benefícios no longo prazo, conforme mostrado em acompanhamentos nos quais manter ou aumentar a capacidade física ao longo de 9 anos reduz em 44% o risco de adquirir um quadro aterogênico de dislipidemia.
.
Veja, sou professor de Educação Física, então falo sobre exercícios. No entanto, é importante frisar que alimentação também é muito importante. Além disso, é preciso entender que haverá casos para os quais os remédios também precisarão ser introduzidos. Até porque, como falei no começo, não podemos esquecer o forte componente genético do problema. Aproveitando esse gancho da genética, gostaria destacar que é possível alguém ter alterações negativas nos lipídeos sanguíneos, mesmo tendo bons hábitos (como é meu caso). Mas isso não invalida os estudos. Apenas quer dizer que as coisas estariam muito piores se você tivesse maus hábitos, ok?
.
Então, simbora prescrever essa vacina e remédio, pois tem muita gente precisando dele!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Lavie CJ, Kachur S, Sui X. Impact of fitness and changes in fitness on lipids and survival. Prog Cardiovasc Dis. 2019;62(5):431–435. doi:10.1016/j.pcad.2019.11.007

Nenhum comentário:

Postar um comentário