segunda-feira, 25 de maio de 2020

TREINO INTERVALADO EM CASA

Muita gente busca formas de se exercitar em casa e sem necessidade de equipamentos especializados. Será que isso seria uma boa ideia? A resposta é SIM, mas precisamos pensar em duas coisas: tipo de treino e recursos.
.
Quanto ao tipo de treino, é necessário buscar protocolos que sejam facilmente controlados, sem necessidade de testes complexos. Nesse sentido, treinos baseados em esforço, como os sprints ou Tabata podem ser bastante atraentes. No primeiro caso, os tiros são máximos e o descanso é cerca de 8 vezes o tempo do tiro. Por exemplo, tiros de 30s por 4min de intervalo. Sobre os protocolos “tipo Tabata”, a orientação é fazer tiros de 20s e descansar 10s, com a intenção de chegar à fatiga em torno do oitavo tiro. Ou seja, é para tentar manter uma intensidade constante e “morrer” lá pelo oitavo tiro.
.
Sobre o tipo de atividade, apesar do HIIT ser associado com esteira ou bicicleta, o treino intervalado não é vinculado a uma modalidade, mas sim ao esforço. Por exemplo, um tiro pode envolver uma corrida, subir escadas, algum movimento com peso corporal, exercícios resistido, etc.
.
Ou seja, você pode usar parâmetros de esforço em atividades que podem ser feitas em casa e ter ótimos resultados. E as evidências mostram que isso pode trazer diversos benefícios em termos de desempenho, capacidade cardiorrespiratória e até mesmo emagrecimento. Obviamente que isso vai ser difícil ser aplicado para pessoas com problemas de saúde, como cardiopatias, problemas articulares ou mesmo limitações funcionais ou cognitivas. Para elas, é inegável a importância de acompanhamento e recursos específicos. No entanto, isso pode ser uma solução interessante para algumas pessoas.
.
Repare que são perspectivas e não receitas de bolo! Para saber qual melhor tipo de exercício, qual volume, quantas vezes por semana ou coisas do tipo, é importante entender uma grande quantidade de fatores. Portanto, se for leigo, procure um profissional; se for profissional, dê uma olhada nas aulas sobre HIIT no #nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/, link no perfil)
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário