segunda-feira, 25 de maio de 2020

ALGO SOBRE O FRACASSO NA DIETA

Texto do Felipe Nassau :
Sua dieta não sai do papel porque você se interessa demais pelo resultado e não tá nem aí pro processo. Não ter rotina, não prestar atenção no que faz nem na informação que recebe torna a sua alimentação desordenada e desequilibrada... normalmente está mal alimentado, pulando refeição (porque jurou que não precisava daquela fruta) e com fome. E por causa disso, exagerando. Até desistir.
.
Organização sempre vai melhorar o aproveitamento do tempo. E tudo que é novo vale a pena ser repetido até ficar automático. E seguir ordens é mentalmente mais confortável que criá-las. Depois disso, você modifica, se enjoar. Variáveis demais dificultam dar atenção aos detalhes de escolha, quantidade e preparo. Quanto mais simples, menos você erra. Agendando dias de compras, higiene e preparo, reservando alguns minutos do dia para organizar o dia seguinte simplifica e faz você errar menos. Assim como um freezer te ajuda a cozinhar menos vezes no mês e uma panela antiaderente reduz o uso de gordura. Mas você jurou que a air fryer era prioridade.
.
Uma imersão pode ser útil para automatizar a rotina, assim como “sair da bolha” é importante pra aprender a dizer alguns “sim” e alguns “nãos” até definir quais desvios valem a pena e quais não valem. Planejar as saídas criando um plano objetivo te ajuda a chegar no local mais atento e menos propenso a cometer exageros e voltar para casa satisfeito por ter comido com atenção e voltar para a dieta como se nada tivesse acontecido. Sem neura e sem tentar compensar. Cotas mensais de desvios criam responsabilidade, igual quando você gastava sua mesada em 10 dias e sua mãe não te dava dinheiro nos próximos 20.
.
Comer é humano... mas subjetividade demais traz insegurança... que não combina com controle alimentar.
.
Mastigar sem pressa e apreciar os alimentos (os nutritivos e os calóricos que planejou) te conecta com o alimento até você conhecer seus gostos e perceber que nenhum exagero era necessário... era sempre desatenção, desorganização e desinformação. E preguiça.
.
Vejam as aulas sobre o tema no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com, link no perfil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário