terça-feira, 12 de maio de 2020

EMAGRECIMENTO- HIIT AJUDA MAS PARANÓIA NÃO

Para perdermos peso de maneira sustentável e saudável é essencial combinar adequadamente alimentação e atividade física. O objetivo, no final das contas, é gerar um quadro metabólico que favoreça a utilização das reservas de gordura pelo corpo. O problema é que normalmente isso é abordado de maneira simplista e acredita-se que simplesmente o lance é comer pouco e se exercitar muito. E aí cria-se um foco na quantidade e se esquece da qualidade.
.
Como consequência, as pessoas fazem sessões longas de exercício e ficam paranoicas com a alimentação. No entanto, o caminho do sucesso parece passar longe dessa visão simplista. Inclusive recomendo lerem o meu livro “Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas” e assistir as aulas sobre Emagrecimento no Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/, link no perfil) para entenderem melhor.
.
Vou ilustrar isso com um estudo de 16 semanas com jovens obesos, no qual Miguet et al. (2020) compararam um treino contínuo (45min em intensidade moderada) e intervalado (HIIT curto, em 30:30 por 15min). Eles também analisaram os padrões alimentares, dividindo entre os que a controlavam para tentar perder peso e os que não tinham essa preocupação. Com relação ao exercício, o grupo que fez HIIT perdeu mais gordura (-4,7%) do que quem fez contínuo (2,8%), e ainda houve perda de massa magra para quem fez contínuo. Agora, algo que chamou a atenção foi o fato de que as pessoas que restringiam a ingestão alimentar não perdiam mais peso. Bem interessante, hein!
.
Veja, não estou dizendo que HIIT vai salvar sua vida e que é para comer o que quiser. Apenas destaco que existem boas opções de exercícios (melhores que as tradicionalmente feitas) e que levam menos tempo. Também gostaria que entendesse a importância de comer bem, de maneira consciente, em vez de ser viver na paranoia e nas restrições.
Eu vou mandar o artigo no meu grupo do Telegram. Para entrar veja o link no destaque dos Stories (Grupo Telegram) ou vai direto em t.me/drpaulogentil .
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Miguet M, Fearnbach NS, Metz L, Khammassi M, Julian V, Cardenoux C, Pereira B, Boirie Y, Duclos M, Thivel D. Effect of HIIT versus MICT on body composition and energy intake in dietary restrained and unrestrained adolescents with obesity. Appl Physiol Nutr Metab. 2020 Apr;45(4):437-445. doi: 10.1139/apnm-2019-0160. Epub 2019 Sep 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário