terça-feira, 12 de maio de 2020

A IMPORTANCIA DO EXERCICIO NO CANCER DE MAMA

Uma das coisas que mais geram medo e limitações nas mulheres que passaram por cirurgias devido ao câncer de mama é o linfedema. Com razão, já que essa é uma das complicações mais comuns nesses casos. Esse receio acaba fazendo muita gente contraindicar ou evitar a prática de exercícios, com medo de que os sintomas sejam agravados. Em uma revisão do nosso grupo, mostramos que não há qualquer evidência de que fazer musculação (mesmo para membros superiores) esteja associada com a ocorrência de linfedema, além disso o medo de linfedema é associado a pioras na funcionalidade (Dos Santos et al., 2017).
.
Para melhorar, recentemente, surgiu um estudo mostrando que ela pode é ajudar!! No estudo, mulheres com linfedema realizaram musculação por 8 semanas, com ou sem o uso de aparatos de compressão (Omar et al., 2019). O treino envolvia exercícios para membros superiores, incluindo crucifixo, que eram realizados em 2 séries de 12 repetições. Inicialmente a carga era 50% de 1 repetição máxima, mas aumentou sempre que se conseguia alcançar a quantidade de repetições sem queixas no braço. Ou seja, buscaram o máximo! Ao final, aos participantes, que já tinham linfedema, reportaram menos sensação de dor, peso e rigidez. Além disso, houve melhoras na amplitude de movimento e mobilidade. Detalhe, essas melhorias foram mantidas 12 semanas após a interrupção dos treinos e não houve diferença entre os grupos, sugerindo que o bom foi mesmo a musculação! Ou seja, ao contrário do que se prega, o treinamento resistido melhorou os sintomas de linfedema!!
.
Vale lembrar que fazer musculação reduz muito a mortalidade e aumenta a qualidade de vida em pessoas que passaram por tratamento de câncer! Na aula “Exercício e câncer” no #nerdflix (https://aulas.paulogentil.com/, link no perfil) eu explico a importância e dou orientações de como prescrever treinos nesses casos! Conhecimento é poder!!! Vamos nos preparar, pois muita gente precisa de nós! Os artigos estarão disponíveis no meu grupo do Telegram.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Dos Santos WDN, Gentil P, de Moraes RF, Ferreira Júnior JB, Campos MH, de Lira CAB, Freitas Júnior R, Bottaro M, Vieira CA. Chronic Effects of Resistance Training in Breast Cancer Survivors. Biomed Res Int. 2017;2017:8367803. doi: 10.1155/2017/8367803.
Omar MTA, Gwada RFM, Omar GSM, El-Sabagh RM, Mersal AAE. Low-Intensity Resistance Training and Compression Garment in the Management of Breast Cancer-Related Lymphedema: Single-Blinded Randomized Controlled Trial. J Cancer Educ. 2019 Jun 26. doi: 10.1007/s13187-019-01564-9. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário