segunda-feira, 25 de maio de 2020

SUPINO E FLEXÃO PODEM DAR OS MESMOS RESULTADOS?

Com os avanços da ciência no treinamento resistido, vimos que o músculo não vê a carga ou o exercício realizado, ele interpreta sinais fisiológicos. Estudos mostram que treinos sem carga, com cargas leves ou com elásticos produzem resultados similares a treinos tradicionais de musculação. Os músculos não sabem se você está em uma máquina ultra moderna ou usando o peso do seu corpo. Ou seja, importa mais “como” se faz do que “onde” se faz.
.
Confirmando isso, Kikuchi & Nakazato (2017) compararam os efeitos de 8 semanas de treino com flexões ou supino reto (mesma carga relativa) nos ganhos de força e massa muscular de homens jovens. De acordo com os resultados, os ganhos de massa muscular no tríceps e no peitoral foram similares para os dois grupos, bem como os ganhos de força. De a mesma maneira, Calatayud et al. (2015) compararam 5 semanas de treinos feitos com supino ou flexões em jovens treinados em musculação e encontraram resultados similares nos ganhos de força e na ativação muscular. Alguém pode se questionar em como uma pessoa avançada poderia treinar dessa forma (fazendo flexões) para ter bons resultados. Uma primeira opção seria treinar até a falha, sem se preocupar com a quantidade de repetições, já que treinos máximos produzem resultados similares, independente da carga ou repetições. Também pode-se buscar estratégias para aumentar a “carga”. Nesse caso, uma opção seria elevar os pés, promovendo maior distribuição da massa para o apoio das mãos. Outra seria usar elásticos, como no estudo Calatayud et al. (2015). A ilustração da combinação de ambos, elevação dos pés e uso do elástico, está na foto superior que ilustra a publicação.
.
Eu recomendo enormemente que assistam as aulas do #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/, link no perfil) sobre quantidade de repetições, controle de carga e seleção de exercícios. Elas vão enriquecer sua forma de pensar o treinamento resistido e certamente ajudarão treinar de maneira eficiente em basicamente qualquer cenário!
.
Então, bora pensar fora da caixa!
.
Eu mandarei os artigos no meu grupo do Telegram. Para entrar vai direto em t.me/drpaulogentil .
(Paulo Gentil - www.paulogentil.com)
Calatayud J, Borreani S, Colado JC, Martin F, Tella V, Andersen LL. Bench press and push-up at comparable levels of muscle activity results in similar strength gains. J Strength Cond Res. 2015;29(1):246‐253. doi:10.1519/JSC.0000000000000589.
Kikuchi N, Nakazato K. Low-load bench press and push-up induce similar muscle hypertrophy and strength gain. J Exerc Sci Fit. 2017;15(1):37‐42. doi:10.1016/j.jesf.2017.06.003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário