quarta-feira, 4 de março de 2020

EXERCÍCIO MELHORA A MICROBIOTA INTESTINAL

A microbiota envolve os microorganismos que residem nos nossos tecidos e fluidos, composto principalmente de bactérias. Cada local possui a sua microbiota específica e isso está associado com o funcionamento do organismo. No caso do intestino, há uma clara associação entre a microbiota e excesso de peso, doenças inflamatórias, etc. A partir dessa descoberta, começaram a aparecer os vendedores de milagres, como a ex-BBB secadora de gente que vendia microbiota do magro, e outros diversos produtos e práticas mentirosos.
.
Mas é importante destacar que uma forma eficiente de atuar na microbiota é tendo bons hábitos, e o exercício pode ajudar! Para explorar mais essa questão, um estudo de Motiani et al. (2019) colocou pessoas pré-diabéticas e diabéticas para fazerem treinos contínuos ou intervalados, 3xsemana por 2 semanas. O treino intervalo envolvia 4-6 sprints de 30s por 4min de intervalo e o contínuo envolvia 40-60min a 60% do VO2pico (para entender mais sobre treino aeróbio e intervalado olhe as aulas sobre o tema no #nerdflixhttps://aulas.paulogentil.com/).
.
Após duas semanas, a capacidade aeróbia só melhorou em quem fez intervalo, mas ambos melhoraram composição corporal e metabolismo de glicose, além de alguns fatores inflamatórios e endotoxemia. Sobre a microbiota, houve melhoras para os dois grupos, com redução na relação Firmicutes:Bacteroidetes e redução na abundância de genus Blautia e Clostriduim.
.
Achei o estudo muito bacana pois reforça que bons hábitos são importantes para sua saúde em geral, mas confesso que essa não é uma área que domino. Então, quem quiser saber mais sobre o tema, procura o @drjoaomota , um dos maiores pesquisadores dessa área e o @felipenassau , nutricionista que estuda e fala bastante sobre o tema. Aliás, tem uma aula do Felipe no #nerdflix (https://aulas.paulogentil.com/, link no perfil) sobre nutrição que aborda esse tema!! Assim, terão opiniões de Nutricionistas sérias, tanto da área acadêmica quanto clínica. Inclusive, adoraria ouvir as opiniões desses dois lindos sobre o estudo!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Motiani KK, Collado MC, Eskelinen JJ, Virtanen KA, Löyttyniemi E, Salminen S, Nuutila P, Kalliokoski KK, Hannukainen JC. Exercise Training Modulates Gut Microbiota Profile and Improves Endotoxemia. Med Sci Sports Exerc. 2020 Jan;52(1):94-104. doi: 10.1249/MSS.0000000000002112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário