quarta-feira, 4 de março de 2020

ENTENDA COMO 90% DOS CASOS DE CANCER PODERIAM SER EVITADOS

A quantidade de pessoas que morrem de câncer vem crescendo muito, posicionando-o como a primeira ou segunda causa de morte por doenças não transmissíveis em muitos países, como é o caso do Brasil. Nas aulas sobre câncer no #nerdflix (https://aulas.paulogentil.com/ link no perfil), além dessas informações, também mostro que fatores externos parecem ser os grandes vilões da história. Para ser mais preciso, a estimativa trazida por Anand et al. (2008) é que 90-95% dos casos de câncer poderiam ser prevenidos! Por muito tempo buscamos resposta na genética para tudo. No entanto, descobrimos que, mesmo que a genética influencie em várias doenças, o desfecho depende da interação com estímulos ambientais.
.
No caso do câncer, é importante entendermos o quanto esses gatilhos podem influenciar no problema. O tabaco, por exemplo, responde por 25-30% das mortes por câncer e em 87% dos casos se analisamos apenas o câncer de pulmão. Para se ter ideia, um homem fumante tem um risco 23 vezes maior de ter câncer em comparação ao não fumante. A obesidade, que vem sendo glamourizada por aí, é uma doença que traz diversos problemas e que participa de 14-20% dos casos de morte por câncer. As infecções participam de 10-20% das mortes por câncer. Impressionantemente, uma má alimentação é responsável por 30-35% das mortes por câncer!! Isso mesmo, ela é o principal vilão em termos numéricos. No caso do câncer colorretal, um dos que mais mata no Mundo, a dieta tem 70% de participação no problema! A isso some-se poluição, sedentarismo, estresse... e vemos que realmente o câncer poderia ser, em grade parte, evitado!
.
O bom de saber disso é que podemos mudar! Algumas coisas dependem de mudanças políticas e culturais, como a questão dos poluentes. No entanto, há outras que dependem de nós, como os bons hábitos alimentares e a prática de atividade física, já que, como o artigo também mostra, o risco de desenvolver câncer chega a cair pela metade nas pessoas fisicamente mais ativas. Então, fica a informação e o alerta para que profissionais intervenham e ajudem as pessoas a entenderem que elas podem ser responsáveis pelos seus destinos!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Preetha Anand, Ajaikumar B. Kunnumakara, Chitra Sundaram, Kuzhuvelil B. Harikumar, Sheeja T. Tharakan, Oiki S. Lai, Bokyung Sung, Bharat B. Aggarwal Cancer is a Preventable Disease that Requires Major Lifestyle Changes Pharm Res. 2008 Sep; 25(9): 2097–2116. Published online 2008 Jul 15. doi: 10.1007/s11095-008-9661-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário