quarta-feira, 4 de março de 2020

NIVEIS DE FORÇA VS PENSAMENTOS SUICIDAS

O suicídio tem se tornado umas das principais causas de morte entre os jovens. Isso é algo alarmante, para não dizer desesperador! E, dentre as muitas coisas que podem ajudar no controle do problema estão a atividade física e melhoras na capacidade física.
.
Nesse sentido, gostaria de apresentar um dado interessante publicado recentemente por Cao et al., 2019 em um estudo que comparou a prevalência de pensamentos suicidas em pessoas com diferentes níveis de força. De maneira simples, foram feitas perguntas sobre pensamentos suicidas ou de se promover danos e avaliações de preensão manual em quase 9.000 adultos. De maneira geral, os resultados apontaram que um aumento de 5kg no teste foi associado a uma redução de 16% na chance dos homens terem pensamento suicidas, sendo tais associações especialmente fortes quando se tinha menos de 65 anos. Nos homens entre 40-64 anos, por exemplo, altos níveis de força reduziam a probabilidade de ter pensamentos suicidas em incríveis 37%!
.
Apesar de sempre ser delicado usar estudos de associação para estabelecer relações de causa e efeito, os autores trazem algumas hipóteses, como o fato de baixos níveis de força levarem a pioras na qualidade de vida e promoverem pioras no estado de humor.
.
Também pode haver a interferência inversa, pois pessoas com transtornos de humor podem ter piora geral no seu quadro físico. Inclusive os autores destacam que é possível mesmo que a associação seja bidirecional.
.
Mas, independe disso, é interessante perceber que a aptidão física tem sido cada vez mais associada com diversos desfechos importantes, o que traz uma enorme complexidade para os profissionais da área e nos leva para longe do estereótipo da estética. Enfim, seja por ligar o alerta para pessoas com baixa aptidão física, seja para estimular a melhora da aptidão em pessoas com transtornos de humor, precisamos entender a importância e complexidade envolvida em nossa área e intervir adequadamente!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Cao C, Liu Q, Yang L, Zheng X, Lan P, Koyanagi A, Vancampfort D, Soysal P, Veronese N, Stubbs B, Firth J, Smith L. Handgrip strength is associated with suicidal thoughts in men: Cross-sectional analyses from NHANES. Scand J Med Sci Sports. 2020 Jan;30(1):92-99. doi: 10.1111/sms.13559.

Nenhum comentário:

Postar um comentário