quarta-feira, 4 de março de 2020

ELEVAÇÃO PELVICA

Em estudo nosso conduzido pelo Matheus Barbalho mulheres treinadas (>3 anos) foram divididas em um grupo que fez elevação pélvica e outro que fez agachamento por 3 meses. As medições envolveram uma repetição máxima no agachamento e na elevação pélvica e hipertrofia no glúteo e no quadríceps (medida por ultrassom). Os ganhos de força no agachamento foram maiores para quem agachou, mas não houve diferença entre os grupos para força na elevação pélvica. Agora, para hipertrofia, quem agachou aumentou mais a espessura do quadríceps (12,2 vs. 2%) e para o glúteo os ganhos foram mais que o dobro para quem agachou (9,4 vs. 3,7%)! Ou seja, elevação pélvica não oferece vantagem em nada, nem mesmo na força específica! Agora digam: eu já sabia!
.
Não estou condenando quem faz ou prescreve! Sei que muita gente não faz por má vontade, mas são induzidos a erro por pessoas que distorcem a informação apenas para criar intrigas, confusão e vender produtos. Essa bobagem precisa parar! A coisa é tão feia que há quem critique eletromiografia e depois use estudos com eletromiografia para defender o exercício. A eletromiografia não é sempre boa e nem sempre é ruim, ela é uma ferramenta a ser usada em um contexto (conforme explico na aula sobre seleção de exercícios no #nerdflixhttps://aulas.paulogentil.com/). E o contexto no qual ela tem sido usada para defender a elevação pélvica é ridículo, pois desconsidera problemas básicos com a normalização do sinal, amplitude de movimento, controle de execução, etc. Outro ponto triste é essa mania besta de querer diminuir quem é brasileiro! Basta ver em quantos posts sobre o tema há indiretas a mim ou ao meu grupo... Sou um dos maiores pesquisadores do Mundo na área, mas em vez disso gerar orgulho, gera raiva! Quanto tempo vai demorar para tentarem desmerecer esse estudo?
.
Eu tenho um pouco de pena de quem ler o artigo e falar “ele prova que elevação pélvica funciona”, mas eu tenho muita pena mesmo é dos alunos dessas pessoas. Então segue o baile e vamos nos esforçar para continuar oferecendo o melhor à sociedade, independe de birras e picuinhas.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Barbalho M, Coswig V, Souza D, Serrão JC, Campos MH, Gentil P. Back Squat vs. Hip Thrust Resistance-training Programs in Well-trained Women. Int J Sports Med. 2020 Jan 23. doi: 10.1055/a-1082-1126.
Link para o artigo: https://www.paulogentil.com/…/back-squat-vs-hip-thrust-res…/
.
#teamcerebro #nobrainnogain

Nenhum comentário:

Postar um comentário