quarta-feira, 4 de março de 2020

ANTI CONCEPCIONAIS AJUDAM A GANHAR MASSA MAGRA?

Nas aulas em que falo sobre “Fisiologia Feminina” no #nerdflix (link no perfil), eu desmonto vários mitos. Por exemplo, sobre as reais influências do ciclo menstrual, dos hormônios femininos, da reposição de testosterona e também dos anticoncepcionais. Sobre esse último, muitas mulheres acreditarem que tomar anticoncepcionais promova ganho de gordura e prejudique o ganho de massa muscular. No entanto, isso não passa de mito! Para dar um exemplo, trago um estudo recente liderado por pesquisadores espanhóis (Romance et al., 2019). Nele, mulheres treinadas que tomavam ou não tomavam anticoncepcional (pelo menos 6 meses sem uso) fizeram o mesmo treino e seguiram a mesma dieta por 8 semanas. Para encurtar a história, não houve diferença em termos de performance ou gordura corporal. Mas, olha só que interessante, apenas as que tomava anticoncepcional tiveram ganhos significativos de massa magra! E isso não é novidade, conforme mostro na aula citada.
,
Nessa hora tem gente que vai amarrar cara e dizer “comigo é diferente”... mas as evidências são claras em mostrar que as pessoas que “sentem” que engordam devido aos anticoncepcionais na verdade tem maus hábitos! Perceba, não estou dizendo que é bom tomar anticoncepcional ou que se deva tomar para ganhar músculo, apenas quero dizer que ele não é o grande culpado por alguém ganhar gordura ou perder músculo!
.
Enfim, ganhar massa muscular não é fácil, independente de se tomar ou não anticoncepcional. Só que tem um grupo de pilantras vendendo a facilidade por meio de intervenções que promovem masculinização, ao reduzir os níveis de hormônios femininos e dar suprafisiológicas de hormônios masculinos. No entanto, isso é o que pode ser conhecido popularmente como tomar bomba, já que induz um estado hormonal fora do natural. O resultado vem, mas vem acompanhado de diversos riscos, como câncer, infertilidade, doenças cardiovasculares, problemas psiquiátricos, acnes, crescimento de pelos, engrossamento da voz, hipertrofia de clitóris, etc.
Paulo Gentil – www..paulogentil.com)
.
Romance R, Vargas S, Espinar S, Petro JL, Bonilla DA, Schöenfeld BJ, Kreider RB, Benítez-Porres J. Oral Contraceptive Use does not Negatively Affect Body Composition and Strength Adaptations in Trained Women. Int J Sports Med. 2019 Dec;40(13):842-849. doi: 10.1055/a-0985-4373. Epub 2019 Sep 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário