sexta-feira, 6 de abril de 2018

USO DE HORMONIOS , ESTRESSE E ALTERAÇOES CARDIOVASCULARES

O sistema nervoso autonômico se divide em simpático e parassimpático. De maneira simples, o simpático é o de luta ou fuga, ele aumenta a frequência cardíaca, pr...essão, temperatura, etc. Já o parassimpático te acalma, é o de digestão e relaxamento. Existem estudos mostrando que o uso de esteroides anabolizantes androgênicos causa aumento da ativação simpática, o que está associado a diversos problemas de saúde, como hipertensão, infarto, prejuízo no fluxo sanguíneo, etc. No entanto, ainda não se sabe se o uso dos venenos poderia modificar também a reposta ao estresse e ao exercício. E isso foi estudado recentemente por Porello et al. (2018)
Como um dos principais efeitos colaterais das bombas é amnésia (muita gente toma e esquece), os usuários foram definidos por exames específicos. Feita classificação, os testes envolveram ações isométricas e protocolos de estresse mental. Os resultados confirmaram que usuários têm maior ativação simpática em repouso, além de maior frequência cardíaca e pressão arterial média durante as contrações, sugerindo maior sobrecarga cardiovascular. O grupo aditivado também teve maior resposta simpática no teste de estresse mental, com maior frequência cardíaca e menor resposta de fluxo sanguíneo, o que sugere potencialização do estresse devido ao uso dos hormônios. Esses achados se somam às outras evidências e podem ajudar a explicar a maior taxa de mortalidade nos usuários. Um outro ponto legal é que já sabíamos que o uso desse tipo de hormônio está associado à agressividade por atuação em mecanismos centrais, daí junta a evidência de resposta aumentada ao estresse e fica mais fácil entender porque tem gente que quase tem um treco quando alertamos sobre bomba, ou dizemos que não precisa passar uma hora na musculação nem fazer supino para miolo do peito, glúteo caneleira, aeróbio em jejum... Agora sabe o que é legal? Tem picareta “modulando hormônio” em pessoas estressadas, alegando que seus problemas serão resolvidos. Ok, o shape até melhora, mas a que custo?
PS: isso não quer dizer que todo usuário irá morrer disso, fala apenas de RISCOS, ok? Não fiquem nervosinhos.
(Paulo Gentil)
Porello RA, Dos Santos MR, DE Souza FR, DA Fonseca GWP, Sayegh ALC, DE Oliveira TF, Akiho CA, Yonamine M, Pereira RMR, Negrão CE, Alves MNN. Neurovascular Response during Exercise and Mental Stress in Anabolic Steroid Users. Med Sci Sports Exerc. 2018 Mar;50(3):596-602.

Nenhum comentário:

Postar um comentário