sexta-feira, 13 de abril de 2018

RECADO PARA AS MULHERES QUE BUSCAM EMAGRECER

A questão do emagrecimento é delicadíssima, ha uns dias foi amplamente discutida a viabilidade de se tomar remédios diante de mudanças comportamentais. No entan...to, mesmo as mudanças comportamentais devem ser analisadas criticamente. Por exemplo, o senso comum sugere que emagrecer depende de déficit calórico, promovido pela combinação de muito gasto por meio de exercício e um alto déficit por meio de dietas restritivas. No entanto, esse desequilíbrio pode trazer diversas reações adversas. Nas mulheres isso é muito acentuado devido ao conceito de disponibilidade energética. Nelas, o desequilíbrio pode causar distúrbios no ciclo menstrual, como anovulação, oligomenorreia ou amenorreia. Como consequência há infertilidade, diminuição da massa óssea, aumento na prevalência de fraturas por estresse e alterações no sistema cardiovascular. É como se o corpo entrasse em alerta e suprimisse funções “não essenciais” de crescimento e reprodução para manter sua sobrevivência.
Em estudo recente, Lieberman et al. (2018) dividiram mulheres em 3 grupos, de acordo com a disponibilidade energética. Lembrando que uma baixa disponibilidade energética significa que você está gastando muito e/ou consumindo pouco (tipo o que acontece que se faz dieta restritiva e se mata de fazer exercício). Os resultados indicam que ter baixa disponibilidade energética não significa que a pessoa é mais magra inicialmente. Mais ainda, a baixa disponibilidade energética também não esteve associada ao emagrecimento!! Ou seja, a paranoia não parece tornar as pessoas mais magras. No entanto, apesar de não necessariamente emagrecer, as quedas na disponibilidade de energia foram associadas à interrupção do ciclo menstrual! Ou seja, se exercitar muito e comer pouco não parece ser uma estratégia de emagrecimento e, pior, ainda pode causar problemas menstruais.
Agora você pode estar pensando que ficou num beco sem saída. Nada disso, o que parece estar realmente associado ao emagrecimento é melhorar a QUALIDADE da alimentação e realizar exercícios INTENSOS, pois esses sim tem efeito positivo no metabolismo, fazendo seu corpo melhorar a oxidação de gordura no repouso.
(Paulo Gentil)
Lieberman JL, DE Souza MJ, Wagstaff DA, Williams NI. Menstrual Disruption with Exercise Is Not Linked to an Energy Availability Threshold. Med Sci Sports Exerc. 2018 Mar;50(3):551-561.

Nenhum comentário:

Postar um comentário