sexta-feira, 6 de abril de 2018

CIRURGIA BARIATRICA PODE ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE MAIS GORDURA

Vira e mexe aparecem dados que reforçam a hipótese lipostática, a qual indica que, quando quantidades do tecido adiposo são arrancadas, o organismo se esforça para que elas sejam recolocadas.

Com ratos tem uma série de estudos apontam para a hiperplasia do tecido adiposo após lipectomia, ou seja, retirada do tecido adiposo através de cirurgia (Neurosci Biobehav Rev 2001. 25(1):15-28). Entre humanos, mostrei dados sobre:

#criolipolise, que pode gerar HIPERPLASIA do tecido adiposo (Aesthetic Surgery J 2016, 36(1) NP6–NP13). A pessoa vai na “estética” para congelar a gordura e, tanto consegue que, ao destruir as células de gordura, o corpo faz com que elas aumentem de tamanho.

#lipoaspiração, que pode gerar aumento da quantidade de gordura, especialmente se a pessoa não realizar exercícios após a cirurgia (J Clin Endocrinol Metab. 2012;97(7):2388-95)

Aí, perguntam-me: - Isto acontece quando alguém com #obesidade faz cirurgia bariátrica?

Sim! Embora esta cirurgia não seja um exemplo de lipectomia – extração do tecido adiposo – ela estressa esta reserva energética.

Pesquisadores espanhóis observaram dados de 33 pacientes obesos que passaram por #gastroplastia, a tal da #cirurgiabariatrica (Surg Obes Relat Dis. 2016;12(2):357-62). Eles avaliaram a expressão de genes que trabalham para AUMENTO do tecido adiposo! E voilá, genes de diferentes enzimas adipogênicas (PPAR-gama e CEBP-alfa) e responsáveis pela lipogênese de novo (Ácido graxo sintase, SREBF1 e ELOVL6) estavam com expressões aumentadas após a cirurgia bariátrica!

O organismo é implacável: Quando você tenta “arrancar a gordura na marra”, ele sempre tentará arrumar um jeito de “compensar”. Afinal, somos sobreviventes de milhares de anos de seleção! Em última instância, nosso organismo se tornou EXPERT em ARMAZENAR gordura, e quando você tenta reduzi-la de modo “forçado”, ele tentará compensar isto de algum modo. Os mais comuns? - Aumentando a fome - Reduzindo metabolismo basal - Tentando elevar estoques de gordura, primeiro a partir de maior EXPRESSÃO gênica para enzimas lipogênicas e, então, a partir da maior ATIVIDADE destas enzimas.

Ah! Muitas vezes a bariátrica é a única saída para um novo começo

FABRICIO BOSCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário