quarta-feira, 25 de abril de 2018

SEU TREINO DE MUSCULAÇÃO NÃO VAI SER PREJUDICADO CASO RESOLVAS ALONGAR ANTES

Fazer alongamento pode prejudicar o teu desempenho no treino de musculação!
Certo que você já ouviu isto. É engraçado pois eu vivi diversas fases da relação ent...re alongamento e musculação. Quando era adolescente, meu professor Apolinário – um Bodybuilder de Campinas/SP – orientava que eu deveria fazer alongamento antes da musculação. Na época, era 2x15, depois 3x12 e, então, 4x8 num treino A-B, ou A-B-C e boa!
Aí, anos depois diversos estudos começaram a ser publicados demonstrando que fazer alongamento ANTES de TESTES de Potência ou Força Máxima prejudicaria o desempenho. De fato, se você ficar alongando muito antes de provas que demandam elevada produção de força e de velocidade (inclusive simultaneamente), pode haver queda no desempenho. No entanto, não estamos NEM PERTO (DOI 10.1007/s40279-013-0053-x) de algo consensualmente consistente.
Mas, por outro lado, se o teu treino é de RESISTÊNCIA DE FORÇA, relaxa... fazer alongamento ANTES da sessão não vai te atrapalhar. E, se for, o percentual é mínimo, inferior a 5% - como já vimos em uma metanálise com sprints (Artigo gratuito neste link: goo.gl/Tc57FA).
Agora, um outro estudo veio reforçar nossas evidências, mas de modo específico na #musculação com o #LeGPress:
Fazer alongamento estático contínuo de 2min ou quatro ciclos de 30s com 15s de intervalo entre eles. O estímulo era realizado no ponto de desconforto, e progressivamente aplicado.
Fazer alongamento – independentemente do método – aumento a amplitude de movimento de modo agudo e não geraram prejuízo no desempenho no teste de 10RM e nem na ativação muscular da região da coxa.
Portanto, liberte-se. Se o teu treino NÃO FOR de Força Máxima, Potência ou Velocidade, e se vc quiser alongar, alongue. Se não quiser, ok tb!
De modo agudo e imediato, fazer alongamento não previne lesões, mas também não afeta o desempenho de resistência de força.
Apenas não se esqueça: fazer um bom aquecimento que vai melhorar teu desempenho no treino! Independe do objetivo do treino!
REF: Rev Bras Med Esporte, 24(1):20-25, 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário