sexta-feira, 13 de abril de 2018

REMEDIO QUE MELHORA METABOLISMO DA GLICOSE E EMAGRECE

Recentemente houve uma baita polêmica acerca da liraglutida, um remédio inicialmente usado para tratar diabetes e que vem sendo prescrito para perda de peso. Ho...uve muita discussão acerca do custo-benefício, e centrei minha crítica no uso para não diabéticos e não obesos, pois é um remédio caro, com vários efeitos colaterais possíveis e cuja perda de peso adicional em relação ao placebo varia entre 0 e ~5kg em um ano, sendo que o estudo mais otimista é apoiado pelo fabricante! Mas e aí, quais seriam as opções?
Que tal o exercício? Sogaard et al. (2018) colocaram idosos para praticar treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) por 6 semanas, 3 x semana. O treino foi na bicicleta com 5 tiros de 1 minuto (carga alta e velocidade baixa), alternados por 1,5 de descanso ativo. De acordo com os resultados, apenas um mês e meio de HIIT foi suficiente para melhorar a sensibilidade à insulina, com aumentos no GLUT4 e das reservas glicogênio. Também houve redução no percentual de gordura, na massa gorda visceral, do colesterol total e LDL, além de aumento na capacidade cardiorrespiratória! Isso tudo sem mudar a alimentação! Agora, imagina praticar o exercício por vários meses e com melhoras nos hábitos alimentares?
Enfim, o HIIT ajudou a melhorar o metabolismo de glicose os idosos. E como efeito colateral houve aumento da capacidade cardiorrespiratória e perda de gordura, inclusive a visceral. Lembrando que tudo isso está associado ao aumento da expectativa de vida e diminuição do risco de diversas doenças, especialmente as cardiometabólicas!
Lembre-se que normalmente o próprio fabricante diz que o remédio só deve ser usado quando exercício e deita não surtirem efeitos. Mas lembre-se “não surtir efeito” é diferente de não fazer ou fazer mal feito. Lembre-se também que tanto o tipo de exercício quanto a intensidade são prescritas individualmente. Por exemplo, você pode precisar correr num HIIT, mas para sua avó uma caminha já bastaria. Para você, correr é de boa, mas pedalar poderia ser melhor para quem tem problemas de joelhos, e por aí vai...
Não há milagres, e sim possibilidade de melhoras reais por meio de mudanças comportamentais, mas é preciso querer!
(Paulo Gentil)
Søgaard D, Lund MT, Scheuer CM, Dehlbaek MS, Dideriksen SG, Abildskov CV, Christensen KK, Dohlmann TL, Larsen S, Vigelsø AH, Dela F, Helge JW. High-intensity interval training improves insulin sensitivity in older individuals. Acta Physiol (Oxf). 2018 Apr;222(4):e13009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário