quarta-feira, 25 de abril de 2018

PREMIO NOBEL DEFENDE O JEJUM?

Dizer que o Nobel de Medicina defende jejum é uma das maiores provas de burrice que já vi! Porra, nos estudos da década de 1990 o grupo Yoshinori Ohsumi descobr...iu como funcionam os processos de autofagia (reciclagem celular) ao induzir inanição em células isoladas. O primeiro erro é desconhecimento básico de termos. “Starvation” (inanição ou fome extrema) se refere à falta total ou severa de nutrientes necessários para manutenção da vida. Já “fasting” (jejum) significa deixa de comer voluntariamente por períodos variáveis de tempo. Entenda que o ganhador do prêmio Nobel não colocou ninguém para trocar o café da manhã por tomar água, limão, glutamina e gratidão para gerar vida eterna! Os caras pegaram células isoladas e privaram elas de comida para estudar vias bioquímicas em resposta à uma ameaça à sua sobrevivência!
Olha o trecho do resumo do artigo: "o acúmulo de corpos autofágicos nos vacuolos foi induzida não apenas pela inanição de nitrogênio, mas também pela depleção de nutrientes como carbono e aminoácidos isolados que causaram interrupção do ciclo celular”. Velho, privação de nutrientes ao ponto de gerar interrupção de ciclo celular!! Tem noção que isso poderia matar alguém um ser humano?? Aliás, existe alguma dúvida que falta de alimentos é prejudicial à saúde???
Além disso, a resposta da autofagia citada nos trabalhos não é apenas à inanição, mas também a outros tipos de estresse, como infeções, toxinas, etc. Inclusive, até mesmo formas mais saudáveis e menos burras de gerar estresse podem ativar autofagia, como mostrado em estudo recente com musculação (Hentilä et al., 2018).
Na boa, é nesse tipo de gente que vocês acreditam para fazer suas dietas? Pessoas que enchem os outros de bomba, mandam você ficar sem comer e criam teorias mirabolantes??
Para quem quiser se informar direito aqui vai o link para notícia do Nobel (https://www.nobelprize.org/…/medi…/laureates/2016/press.html) ou olhem o artigo original (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2289660/)
(Paulo Gentil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário