sexta-feira, 26 de maio de 2017

GANHE MUSCULO DE MANEIRA INTELIGENTE

Paulo Gentil
Nosso grupo tem estudado fisiculturistas para poder fornecer orientações cientificamente embasadas e ajuda-los conciliar resultados e saúde. Um dos resultados f...oi o artigo desse ano intitulado “Nutrition, Pharmacological and Training Strategies Adopted by Six Bodybuilders: Case Report and Critical Review” que pode ser lido na minha página (www.PauloGentil.com). Muita coisa do que foi observada serve de exemplo para muita gente, como as estratégias para ganho de massa muscular.
Um mito comum é que preciso comer muito para hipertrofiar. Aí rola uma comilança muitas vezes feita com comidas e suplementos cheios de caloria e poucos nutrientes No entanto, o excesso de calorias, seja qual for fonte for, causa ganho de gordura, e não de massa muscular em quem faz musculação (Spillane & 2016). Então fase de “hipertrofia” se segue da fase de definição. O período de comilança se segue de uma privação exagerada, com restrição de algum nutriente (ex. zerar carbo) ou restrição generalizada (tipo jejum). Mas também não dá certo, pois a perda de gordura acaba sendo pequena devido à adaptação metabólica. Pior ainda, ela é acompanhada de perda de músculo! Ou seja, a pessoa prejudica sua saúde para ganhar músculo, mas acaba ganhando gordura; depois prejudica sua saúde para perder gordura e acaba perdendo músculo!
Para piorar, tem os remedinhos. Na fase de hipertrofia tem gente tomando hormônios, como insulina e testosterona. Na de definição, tem mais testosterona, estimulantes, diuréticos, etc. para evitar a perda de massa e queda no metabolismo. Quem nunca viu essas misturinhas por aí? Só que tanto o padrão alimentar quanto as drogas causam danos em órgãos importantes como fígado, rins e coração. Resultado: a pessoa está destruindo sua saúde para compensar erros que já destruiriam sua saúde. Não seria melhor ganhar ou perder devagar e com saúde?
Então, se você está nessa de se encher de comida e/ou passar fome. Sai dessa! A ignorância pode matar! E não no sentido de ser burro, no sentido de ignorar seus erros e a maneira adequada de proceder. Seja inteligente: evite radicalismos, siga padrões constantes e entenda a importância da paciência e persistência!
(Paulo Gentil)
Spillane M, Willoughby DS. Daily Overfeeding from Protein and/or Carbohydrate Supplementation for Eight Weeks in Conjunction with Resistance Training Does not Improve Body Composition and Muscle Strength or Increase Markers Indicative of Muscle Protein Synthesis and Myogenesis in Resistance-Trained Males. J Sports Sci Med. 2016 Feb 23;15(1):17-25. eCollection 2016 Mar.
Gentil P, de Lira CAB, Paoli A, Dos Santos JAB, da Silva RDT, Junior JRP, da Silva EP, Magosso RF. Nutrition, Pharmacological and Training Strategies Adopted by Six Bodybuilders: Case Report and Critical Review. Eur J Transl Myol. 2017 Mar 24;27(1):6247.

Nenhum comentário:

Postar um comentário