quinta-feira, 4 de maio de 2017

PORQUE É TÃO DIFICIL EMAGRECER?

Já percebeu que tem pessoas que passam fome e mesmo assim não conseguem emagrecer? Por mais que haja um grande componente comportamental, não podemos negar que ...há pessoas tentando de verdade a ainda assim os resultados são frustrantes! E aí, qual será o motivo?
Para tentar explicar a questão vou trazer um estudo bem antigo e que considero ilustrativo. O estudo de Miller & Parsonage (1975), cujo título é “Resistência ao emagrecimento: adaptação ou ilusão”, envolveu 29 mulheres que participavam de programas de emagrecimento por 15 meses, em média, e atingiram um platô. No estudo elas ficavam trancadas em uma casa de campo por 3 semanas e recebiam uma dieta de 1.500 kcal/dia. O estudo foi tão controlado que as bagagens eram fiscalizadas e elas não podiam se afastar da casa sem supervisão. Ao final, apenas 9 não perderam peso ou perderam menos de 1kg, ou seja, 20 delas não estavam emagrecendo porque não estavam seguindo a dieta. .
Aí o povo que não é chegado a estudar e adora deturpar a “individualidade biológica” vai dizer que, então, as intervenções tradicionais podem funcionar para uma pessoa e não para outra. Mas em um outro lado da moeda. A perda de peso foi de, no máximo, 3kg, o que não é muito para quem tinha 39% de gordura em média. Ou seja, mesmo passando fome o emagrecimento era muito pequeno. A questão é que as intervenções agressivas vão baixar o metabolismo e causar resistência ao emagrecimento (se você for ser humano, claro), no entanto, o tempo que isso leva para ocorrer e a magnitude dessa queda variará entre indivíduos. Ou seja, não é bom para ninguém, mas para alguns é pior ainda!
Então duas dicas para quem faz dieta e não emagrece 1) coloque a mão na consciência e siga a dieta, de verdade 2) faça alguma atividade física que eleve seu metabolismo, o que não é aeróbio de baixa intensidade, muito menos em jejum … quem pensou em treinos intervalados e musculação em alta intensidade ganhou uma estrela!
(Paulo Gentil)
Miller DS, Parsonage S. Resistance to slimming: adaptation or illusion? Lancet. 1975 Apr 5;1(7910):773-5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário