sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

FUNCIONAL


Nada contra o funcional , ate porque este tipo de treinamento é usado a anos em diversas modalidades esportivas (sempre com objetivos claros e em períodos específicos do treinamento). Treino funcional de verdade é treino periodizado , eficiente e embasado em estudos aonde se cumprem estímulos, cadencias , recuperações e objetivos.Nao tem nada a ver com invencionismos e variações ridículas com o único intuito de variar. Ate porque não existe nada mais funcional que um bom agachamento.
curta o texto de
treinoconsciente
Eu pensei que treinamento funcional era uma boa idéia. Agora, as pessoas do funcional me irritam....é geralmente praticado por aqueles que sabem pouco sobre treinamento. (Michael Boyle)

Às vezes as pessoas nos perguntam por que a gente critica tanto o treinamento funcional e o que a gente tem contra o método. Na verdade, nunca criticamos o treinamento funcional em si, aliás, acreditamos profundamente que TODOS os treinos devem ser funcionais, e este fato é que nos levou a alguns questionamentos.

De acordo com o Dicionário Houaiss, funcional é algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias, isto é, um treino funcional é aquele que alcança seus objetivos da maneira mais eficaz possível!

Como poderíamos ser contra o treinamento funcional?? O grande problema é O QUE tem sido vendido como “funcional”!!! Estamos cansados de ver pessoas submetidas à posições constrangedoras por uma suposta ativação dos estabilizadores do tronco (CORE), fazendo exercícios de força sobre bases instáveis e utilizando saltos de maneira inapropriada, sempre com a desculpa de que o exercício é funcional.... Como para nós do @treinoconsciente o senso comum e o achismo não são critérios para elaboração de treinos, continuaremos a usar da #ciência para informar os desinformados e desmascarar os charlatões!! Porque, como não cansamos de falar, o leigo não tem a obrigação de saber, o professor, sim!!! Treine Consciente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário