quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

EXERCÍCIOS , GASTO CALÓRICO E EMAGRECIMENTO


antonioarruda
Sabe aquelas pessoas que gostam de contar calorias pra emagrecer? Por causa dessas contas de calorias apostam suas fichas nos treinos de longa duração pois eles parecem ter um gasto calórico (durante o treino) maior que os treinos intensos e curtos... Perceberam que eu falei "parecem"? Pois é, existe uma limitação na mensuração do gasto calórico durante o exercício. Normalmente os pesquisadores conseguem medir a energia gasta no treino em exercícios de ritmo estável. Para os exercícios anaeróbios (intensos) os pesquisadores costumavam usar medidas do EPOC pra estimar o gasto energético dessas atividades.

Daí aparece no cenário o Christopher Scott, que publica vários trabalhos questionando essa forma de medir o gasto energético das atividades intensas. Esse pesquisador através de uma equação desenvolvida em sua universidade foi capaz de mostrar que o gasto energético REAL dos treinos intensos é bem maior que os descritos na literatura até hoje em dia!
Olha que reviravolta pros matemáticos de plantão!
Outro ponto que merece destaque é lembrar que os treinos intensos mantém o organismo consumindo mais calorias pós treino e por mais tempo que os treinos em ritmo estável!
Cada vez mais mostramos a eficiência dos treinos com maiores intensidades, quebramos velhos paradigmas e usamos a ciência para nos ajudar. Fico pensando e não consigo entender porque tem tanta gente que decide brigar contra argumentos tão factíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário