terça-feira, 3 de agosto de 2021

SISSY SQUAT?

 E, de repente, sou marcado 200.000 vezes e recebo 1 milhão de directs com saporra de Sissy Squat! Não fode, né!?

.
Historicamente, esse exercício é associado a Tom Platz, um senhor nascido em 1955 que ficou conhecido pelas suas pernas. O seu auge foi em meados das décadas de 1970-80, quando ganhou o Mister Universo. Então vamos começar pelo mimimi. Primeiro, as pernas dele não eram devido a esse exercício, ele fazia vários outros, tinha uma ótima genética e provavelmente tomava ki-suco,. Quando ele fazia esse exercício não existia telefone celular, internet, computador doméstico, máquina digital... as pessoas viam filmes em vídeo cassete, ouviam música em walkamn... Ah, como nota histórica, o leg press só se tornou popular nas décadas de 1980-90. O mundo evoluiu, por que os marombas não podem?
.
Dito isso, vamos ao tanto que esse exercício é ruim. Como estou apagando incêndio, depois vocês podem conferir tudo que falo nas aulas sobre membros inferiores e na aula específica sobre Sissy Squat, do Coimbra, no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com
)
.
Em primeiro lugar, é perigoso. Perigoso porque você fica na ponta dos pés, o que aumenta a compressão no joelho em mais de 100% e está associado a síndromes patelofemorais. Outro ponto de risco é não ter coativação adequada da cadeia posterior, o que causa instabilidade no joelho e aumenta as tensões nos ligamentos. Por fim, a angulação na qual se trabalha é justamente a de maior compressão patelofemoral. São 3 coisas péssimas para o joelho e as 3 são misturadas aqui.
.
Em segundo, é ineficiente. Ineficiente porque trabalha em uma angulação ruim, com baixa amplitude, o que comprovadamente reduz os ganhos de força, massa muscular e perda de gordura. Além disso, o trabalho isolado de quadríceps é consistentemente visto como pior do que o obtido nos exercícios multiarticulares, tanto para força, quanto para hipertrofia.
.
E não venham dizer que só serve para avançados, pois as leis da Fisiologia e Biomecânica devem ser observados por todos. Lembre-se, você não ganha joelhos de adamantium se colocar #treinoinsano nas suas tags ou marcar o Tom Platz nos seus posts!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário