terça-feira, 17 de agosto de 2021

PARA ONDE OLHAR DURANTE OS ABDOMINAIS?

 Mitos e medos da musculação são uma constante em nossas vidas! A moda agora é o terrorismo biomecânico, com condenação de coisas que antes eram inofensivas e que agora são vistas como mortais, tipo olhar para frente durante um exercício. Já vi doido dizendo que você pode ficar aleijado se fizer isso durante um levantamento terra ou agachamento, acredita?

.
Mas há dúvidas um pouco mais antigas e que fazem mais sentido, como a posição da cabeça durante os abdominais no solo. Antes de seguir, já adianto que esses abdominais são ótimos, conforme explico nas aulas sobre Abdominais no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/
) que, aliás, estão muito fodas! Pois bem, para onde olhar? O abdominal deve ser “enrolando” ou “levantando” (como mostrado na ilustração do post)?
.
Para estudar a questão, Lehman & McGill (2001) compararam a ativação muscular em diversas situações, incluído as 2 citadas. O estudo envolveu jovens universitários que realizaram 4 repetições isométricas. No tradicional, os participantes tiravam ombros e cabeça do solo enrolando em direção às pernas. Na elevação, os participantes olhavam para cima e elevavam cabeça e tronco em direção ao teto, mantendo o pescoço reto.
.
De acordo com os resultados, não houve diferença entre as situações para as partes superior e inferior do reto abdominal. No entanto, a elevação do tronco promoveu maior ativação do oblíquo externo. Por curiosidade, a ativação desse movimento foi praticamente idêntica a fazer elevação de perna, em todos os músculos avaliados!
.
E vem a pergunta, como fazer? Faz do jeito que você se sentir mais confortável, pois as mudanças no trabalho muscular são mínimas e nenhuma dessas formas é prejudicial. E que o terrorismo biomecânico vá para pqp! Por falar nisso, a turma de Natal pode conversar com o Dudu Wernik (84 9 9119-9400) pois teremos um bate-papo sobre terrorismo biomecânico dia 21/8 por lá!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Lehman & McGill (2001), Quantification of the Differences in Electromyographic Activity Magnitude Between the Upper and Lower Portions of the Rectus Abdominis Muscle During Selected Trunk Exercises, Physical Therapy, Volume 81, Issue 5, 1 May 2001, Pages 1096–1101, https://doi.org/10.1093/ptj/81.5.1096

Nenhum comentário:

Postar um comentário