terça-feira, 3 de agosto de 2021

ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO

 Vivemos atrás de estratégias para nos motivar nos treinos e aumentar o desempenho. No entanto, o foco normalmente vai para coisas inúteis ou até perigosas, como estimulantes ou variações malucas de treinos e exercícios. Mas a motivação seria facilmente atingida com coisas bem mais simples, como controle adequado de dose e recuperação, sono, alimentação equilibrada e coisas ainda mais simples, como ouvir música!

.
Mas não pode ser qualquer música, é preciso ser música de sua preferência. O estudo de Ballman et al. (2021) avaliou o desempenho de homens treinados quando ouviam músicas dos gêneros de sua preferência ou músicas dos gêneros que eles menos gostavam. As músicas tinham bpms similares, mudando apenas no estilo (rock/hard rock, rap/hip hop, pop, R&B, country ou dance/eletrônica). Os treinos envolviam séries máximas de supino com 75% da carga de 1 repetição máxima (1RM) na máxima velocidade possível. A quantidade de repetições foi durante o exercício com a música de preferência (10,58 vs 8,9 repetições), além de maior potência máxima, potência média e velocidade! Por fim, a motivação durante o treino também foi beeemm maior ao ouvir o que gosta (80,4 vs 18,8).
.
Olha que bacana, o pessoal anda tomando suplementos para se motivar, mas a maior parte deles é inútil e vários trazem sérios riscos cardiovasculares, além de dependência (veja os vídeos sobre isso no meu canal do YouTube, veja em https://youtube.com/drpaulogentil
ou pelo link no perfil). Outra coisa que vejo ocorrer é que professores e alunos fazem exercícios malucos com a justificativa de que isso serviria para manter a “motivação”, mas muitos desses exercícios são perigosos, ineficiente e ridículos!
.
Então vamos fazer o simples povo pois, de repente, uma boa música pode te ajudar muito mais que essas palhaçadas!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Ballmann CG, McCullum MJ, Rogers RR, Marshall MR, Williams TD. Effects of Preferred vs. Nonpreferred Music on Resistance Exercise Performance. J Strength Cond Res. 2021 Jun 1;35(6):1650-1655. doi: 10.1519/JSC.0000000000002981. PMID: 30531416.

Nenhum comentário:

Postar um comentário