sexta-feira, 26 de julho de 2019

VOCÊ NÃO PRECISA DE PROTEÍNA PÓS TREINO

O mercado dos suplementos é interessante. A todo momento surgem proteínas “melhores”, prometendo mais resultados e, claro, a um preço mais alto. No entanto, as informações científicas mostram que, no geral, os suplementos proteicos não são melhores que os alimentos. Resumindo, a proteína da moda não vai fazer nada que carne, ovo ou leite não fariam! Além disso, há casos em que elas podem ser a mesma coisa que NADA! Um exemplo é o estudo de Churchward-Venne et al. (2019) que comparou a ingestão de 45g de carboidratos sozinho ou misturado com 20g de whey, proteína do leite concentrada ou caseína micelar. Reparem que os suplementos não continham a mesma quantidade de calorias, pois a proteína era somada ao carboidrato. Os participantes chegavam no laboratório após um jejum de ~12 horas, faziam uns testes e depois faziam 4 séries de leg press e 4 de extensora com 8 repetições a ~80% da carga para uma repetição máxima (1RM) seguido de 30 minutos de bicicleta a 60% da intensidade pico no teste incremental. Após o treino, eles recebiam um dos suplementos e eram acompanhados por mais 6 horas. Entendeu? 12 horas de jejum + 1,5 hora de exame + 1 hora de treino + suplementação + 6 horas de avaliação.
.
As análises revelaram que não havia diferença na síntese proteica entre as suplementações, ou seja, tomar apenas carboidratos ou algum tipo de proteína dava no mesmo. No entanto quando se juntou todos que tomaram suplementos em um único grupo, houve ligeira vantagem em relação a quem tomou apenas carboidratos. O que, convenhamos, foi uma comparação injusta. Lembrando que esses caras ficaram umas 20 hora sem ingerir proteínas. Se eu tivesse que dar um pitaco, diria que tudo seria igual se a galera tivesse tomado um café da manhã com proteína.
.
Enfim, esse estudo nos faz refletir sobre essa neura da galera em procurar a “melhor” proteína ou em buscar algo para tomar no pós treino com se isso fizesse grande diferença. O que parece ser importante é fornecer quantidade adequadas de nutrientes em refeições distribuídas ao longo do dia, cuidando para não fornecer de menos e nem ficar muito tempo sem comer.
.
PS: Se você não sabe o que é caseína micelar, nem se preocupe, pois não faz nenhuma falta na sua vida.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Churchward-Venne TA, Pinckaers PJM, Smeets JSJ, Peeters WM, Zorenc AH, Schierbeek H, Rollo I, Verdijk LB, van Loon LJC. Myofibrillar and Mitochondrial Protein Synthesis Rates Do Not Differ in Young Men Following the Ingestion of Carbohydrate with Milk Protein, Whey, or Micellar Casein after Concurrent Resistance- and Endurance-Type Exercise. J Nutr. 2019 Jan 29. doi: 10.1093/jn/nxy244.

Nenhum comentário:

Postar um comentário