sexta-feira, 26 de julho de 2019

PESSOAS OBESAS PODEM FAZER HIIT

Prof. Dr. Fabrício Boscolo Del Vecchio
Infelizmente, na esteira da MODA um monte de gente fala merda. De cara, uma galera confunde “MEIO de TREINO” com “MÉTODO de TREINO”, e isso é coisa meio primária, tipo de 2º semestre em um curso de #EducacaoFisica
.
.
.
Quando alguém me fala que pessoas com #Obesidade não podem fazer #HIIT, eu sinceramente fico me perguntando o PORQUÊ! Logo eu, que sou obeso e me divirto fazendo HIIT... De pronto vem a resposta: POR CAUSA DOS IMPACTOS NAS ARTICULAÇÕES!
.
.
.
MEU PAI! Que impactos? Sabe qual é a cagada? Que quando se fala em treinamento intervalado de alta intensidade, já vem à cabeça aquelas pessoas correndo em pista, em rua, dando sprints como se não houvesse amanhã!
.
.
.
A prescrição do TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE decorre da manipulação de MAIS DE 10 variáveis diferentes! Algumas ligadas ao ESFORÇO, outras relacionadas à RECUPERAÇÃO, outras às SÉRIES e, por fim, algumas relacionadas ao MEIO. Neste contexto, quanto ao ESFORÇO, destacam-se diversas variáveis, e uma delas é a MODALIDADE.
Isso mesmo MO-DA-LI-DA-DE!
.
.
Vai me dizer que fazer DEEP WATER #RUNNING tem impacto!
E em esteira com GRAVIDADE ZERO?
Ou uma esteira a 5,5 km/h com 10% de inclinação?
Ou num elíptico...
.
.
Vai me dizer que fazer #CICLISMO tem impacto!
Inclusive com a #AssaultAirBike
.
.
Vai me dizer que fazer REMO tem impacto!
Inclusive com #remoergometro
.
.
.
Bora procurar o impacto da Corda Naval?
E em exercícios com a WallBall?
.
.
.
Então, sai dessa... Pessoas com sobrepeso e obesidade podem fazer HIIT. Tá cheio de gente com percentual de gordura alto só esperando um motivo PARA CONTINUAR SEDENTÁRIO ou PARAR DE SE EXERCITAR – Não seja a pessoa que dê este motivo!
.
.
O que nós – obesos – PRECISAMOS é de suporte social para sermos fisicamente ativos e escolhermos bons hábitos de vida, inclusive relacionados ao exercício, nutrição, sono e estresse. O que nós NÃO PRECISAMOS é de gente desestimulando a prática! Como diria o velho Arouca: PREVENIR É TÃO INÓCUO QUANTO REMEDIAR!
.
.
.
Bora promover um estilo de vida ativo, saudável e feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário