quarta-feira, 10 de julho de 2019

COLESTEROL , FIGADO E ESTILO DE VIDA

As lipoproteínas HDL e LDL, são conhecidas popularmente como colesterol "bom" e "ruin" respectivamente.
.
Mas na verdade elas são lipoproteínas, ou seja, uma combinação de proteína e gordura que tem a função de transportar o colesterol por todo o corpo através da corrente sanguínea.
.
O LDL libera o colesterol no tecido arterial, onde ele é oxidado e captado para iniciar a formação da placa aterosclerótica (placa de gordura), e assim com o tempo se nada for feito essa placa vai crescendo até obstruir o vaso.
.
Já o HDL faz o caminho inverso, no caso, ele remove o colesterol da parede arterial e transporta até o fígado para ele ser reciclado ou incorporado na bile e posteriormente excretado pelo sistema digestório. Daí o apelido colesterol "bom" e "ruin", pois o LDL aumenta o risco de cardiopatias e o HDL diminui.
.
"Mas professor, eu não consigo diferenciar os dois e na maioria das vezes eu acabo confundindo, tem uma dica?" Sim, sabe como o cebolinha fala ruin? "LUIN" isso ajuda à lembra o LDL, o colesterol ruin! Agora você não esquece mais! Kk
.
Fazendo uma analogia, o LDL seria como um ajudante de pedreiro preguiçoso, que só quer moleza, pois quando chega os materiais da obra ele joga em qualquer lugar, o que acaba fechando o caminho e atrapalhando o andamento da obra (imagem do post).
.
Já o HDL não, ele é um funcionário organizado, que coloca as coisas no seu devido lugar, o que acaba mantendo o espaço livre e o bom funcionamento da obra.
.
Pensando nisso, se o encarregado da obra contratar vários funcionários como LDL a obra para por conta da bagunça que impede o fluxo. Mas se ele contratar vários funcionários exemplares como o HDL, a obra vai seguir normalmente, pois as coisas vão estar no seu devido lugar.
.
Assim, níveis elevados de LDL podem acarretar na formação do ateroma, o que pode vir a obstruir as arterias. Se a obstrução for nas artérias coronárias pode levar ao infarto do miocárdio, e se for nas artérias cerebrais o AVC (acidente vascular encefálico).
.
Assim, são essenciais estratégias que modulem positivamente os níveis de colesterol. E parece que uma alimentação saudável e o exercício físico podem aumentar o HDL e diminuir o LDL e consequentemente os riscos de doenças cardiovasculares.
.
No entanto, tenha em mente que o colesterol é
extremamente importante para o nosso organismo, pois ele é fundamental na sintese de vitamina D, hormônios esteróides, bile, formação da membrana plasmática, dentre outras.
.
Contudo, apesar de existir uma associação linear entre colesterol e doenças cardiovasculares (DC), ou seja, quanto maior o colesterol maior o risco de DC, pode acontecer das pessoas apresentarem níveis normais ou até mesmo baixos e mesmo assim ter a doença. Esse paradoxo levou os pesquisadores a aventar outros fatores que também pode causar DC. Descobrindo assim a proteína C reativa (produzida pelo fígado e adipócitos) e a hemocisteína, um aminoácido derivado da metionina presente nos alimentos ricos em proteínas.
.
Portanto, o colesterol é extremamente importante, só que em excesso pode causar problemas. Desse modo, é essencial manter o equilíbrio.
.
Curiosamente, a palavra EQUILÍBRIO parece ser a chave da vida!!
.
@personal_edmarlima
.
Referências:
Imagem adaptada do portal R2S, 2018.
.
MCARDLE, Wiliam; KATCH, Frank; KATCH, Victor. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário