quarta-feira, 10 de julho de 2019

MUSCULAÇÃO NA DOSE CERTA PREVINE PROBLEMAS CARDIACOS

Fazer exercício é muito bom para a saúde, isso é inquestionável, no entanto, o senso comum associa que a saúde cardiovascular só melhora com aeróbio (que se chama inclusive de “cardio”), no entanto, há boas evidências mostrando que pegar peso faz bem para o coração.
.
Em um estudo de Liu et al. (2019), 12.591 pessoas foram acompanhadas de 1987 a 2006 e foi avaliada a prática de treino resistido bem como a prevalência de problemas cardiovasculares e a mortalidade devido a esses problemas. De acordo com os resultados, a prática de musculação (mesmo uma sessão semanal), foi associada com uma redução de 40-70% na incidência de problemas cardiovasculares, independente da realização de exercícios aeróbios. Interessantemente, não houve benefícios, ou seja, não houve redução de riscos, para quem fazia mais de 4 sessões de musculação por semana ou treinasse por mais de uma hora! Resultados similares foram encontrados para mortalidade, as pessoas que faziam de 1-3 sessões semanais de musculação morriam menos dos que a que não faziam, mas quem faziam mais de 4 sessões não tinha redução de mortalidade. Os autores reforçam que a relação entre musculação e riscos de problemas cardiovasculares e morte segue uma curva em U, ou seja, não fazer traz mais riscos, assim, como fazer demais (por curiosidade, os maiores benefícios foram para fazer 1,5 hora por semana!)! E isso reforça a importância de moderação. Outro ponto importante é que mesmo fazer apenas uma sessão semanal, ou menos de 1 hora por semana de treino, já é o suficiente para ter os benefícios!!
.
Mensagem importantíssima para todos, já que problemas cardiovasculares são altamente prevalente e estão no topo das causas de morte! E para ter benefícios não precisa fazer demais, o que é uma informação importante para romper barreiras como falta de tempo, tédio, etc.!
.
Isso não é uma competição entre modalidades, se puder fazer os dois seria melhor ainda. Mas serve para estimular as pessoas a fazerem musculação e também tranquilizar os praticantes que porventura venham a questionar se pegar pesos seria bom para o coração!
(Paulo Gentil)
Liu Y, Lee DC, Li Y, Zhu W, Zhang R, Sui X, Lavie CJ, Blair SN. Associations of Resistance Exercise with Cardiovascular Disease Morbidity and Mortality. Med Sci Sports Exerc. 2019 Mar;51(3):499-508. doi: 10.1249/MSS.0000000000001822.

Nenhum comentário:

Postar um comentário