quarta-feira, 10 de julho de 2019

PROTEÍNA DEMAIS SÓ FARÁ VOCE FAZER UM XIXI MAIS CARO

Roubei a figura Bruno Fischer - Nutricionista, que é Nutricionista e professor de Educação Física, para fazer um alerta e trazer algumas informações valiosas.
.
A quantidade de proteína que nosso corpo consegue aproveitar para os processos anabólicos é limitada. Assim, ao ingerir mais proteína, o anabolismo só aumenta até esse limite, sendo o excedente “jogado fora”. Isso quer dizer que o excesso de proteínas é convertido em outros nutrientes e os resíduos eliminados pela urina. Quanto seria o limite? Uma meta-análise bem esclarecedora de Morton et al. (2017) mostra que o limite para uma pessoa treinada fica na casa das 1,6g de proteína por quilo de massa corporal, ou seja, se você pesa 80kg, isso é algo como 128g de proteínas por dia, se você pesa 60kg vai dar 96g. Sim, parece pouco e será facilmente alcançado com comida de verdade, especialmente se considerarmos a quantidade de proteínas em muitos alimentos “não proteicos”, como cerais, grãos, etc.
.
Sobre a fonte, você verá pelas minhas publicações que há muita discussão sobre qual a “melhor” proteína. Ao olhar os estudos recentes, a crença de que existem proteínas superiores às demais está caindo por terra, ou seja, você pode misturar várias fontes, inclusive vegetais, e ainda ter os mesmos resultados. Outra coisa que você já sabe, mas não custa lembrar, é que não parece existir a chamada janela de oportunidade, portanto, pode seguir os padrões normais de refeição, sem a paranoia do shake pós treino (inclusive tenho um vídeo no meu canal do YouTube sobre isso, confira em www.youtube.com/drpaulogentil).
.
Enfim, isso são apenas informações básicas para quem acha que “quanto mais melhor” e acaba se entregando às infinitas receitas fit proteicas, aí toma-lha mousse de whey, bolo de whey, crepioca de whey, brigadeiro de whey...
.
Para saber como organizar isso em sua rotina é simples, busque um nutricionista (que não é nutrólogo!). Vai sair mais barato que seu xixi, vai por mim!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Morton RW, Murphy KT, McKellar SR, Schoenfeld BJ, Henselmans M, Helms E, Aragon AA, Devries MC, Banfield L, Krieger JW, Phillips SM. A systematic review, meta-analysis and meta-regression of the effect of protein supplementation on resistance training-induced gains in muscle mass and strength in healthy adults. Br J Sports Med. 2018 Mar;52(6):376-384. doi: 10.1136/bjsports-2017-097608.

Nenhum comentário:

Postar um comentário