sexta-feira, 26 de julho de 2019

EXERCÍCIOS DEIXAM CRIANÇAS MAIS INTELIGENTES

Quem assistiu as aulas sobre crianças em www.aulas.paulogentil.com, lembra que mostrei diversos benefícios na saúde, especialmente na prevenção e tratamento da obesidade e problemas cardiometabólicos. No entanto, os benefícios vão além, com melhoras até mesmo na cognição, com sugestões que as crianças podem até mesmo ficar mais “inteligentes”.
Em um estudo espanhol (Sánchez-López et al., 2019) 240 crianças de 5-7 anos, de 3 escolas diferentes, participaram de um programa que envolvia 3 sessões semanais de 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa após a escola (jogos, dança, habilidades motoras...), materiais educacionais para pais e professores para estimular hábitos saudáveis e modificações no playground das escolas para estimular brincadeiras ativas. Essas crianças foram comparadas com outras que faziam a Educação Física obrigatória de 2 aulas semanais. Os resultados revelaram que todas as variáveis cognitivas foram melhores nas crianças que participaram do programa e que as melhoras na inteligência geral foram mediadas pela aptidão física! Além disso, 95% dos pais estavam satisfeitos com o programa e quase 80% disseram que raramente era necessário lembrar as crianças que elas precisavam ir para o programa. Melhor ainda, 90% das crianças disseram que estavam felizes em participar e não houve nenhuma lesão!
É importante entender o quanto a atividade física pode ajudar crianças em diversos aspectos. No entanto, é importante saber as particularidades fisiológicas para atuar de maneira segura e eficiente. Para isso, convido que assistam as aulas em www.aulas.paulogentil.com, são aulas de menos de 60 minutos que os ajudarão a mudar o futuro de muita gente!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Sánchez-López M, Cavero-Redondo I, Álvarez-Bueno C, Ruiz-Hermosa A, Pozuelo-Carrascosa DP, Díez-Fernández A, Gutierrez-Díaz Del Campo D, Pardo-Guijarro MJ, Martínez-Vizcaíno V. Impact of a multicomponent physical activity intervention on cognitive performance: The MOVI-KIDS study. Scand J Med Sci Sports. 2019 May;29(5):766-775. doi: 10.1111/sms.13383

Nenhum comentário:

Postar um comentário