quarta-feira, 10 de julho de 2019

CORTIZOL

O cortisol é um hormônio esteroide, ou seja, derivado do colesterol. Esse hormônio é secretado pelo córtex da glândula suprarrenal (glândula que fica acima dos rins).
.
O cortisol tem muitas funções no nosso organismo, como por exemplo, participa do metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, e também tem efeitos anti-inflamatórios.
.
Contudo, a função mais importante é aumentar disponibilidade de glicose.
A redução dos níveis normais de carboidratos disponíveis para as células estimula a hipófise anterior (glândula que fica no cérebro) a secretar o hormônio corticotropina.
.
Esse hormônio estimula a glândula suprarrenal a liberar o cortisol. Por sua vez, o cortisol quando secretado quebra as proteínas em aminoácidos, e esses são conduzidos pela corrente sanguínea até o fígado, e lá são convertidos em glicose em um processo conhecido como gliconeogênese.
.
Fazendo uma analogia, isso funciona como a imagem em destaque. No caso, a proteína seria o muro. Um muro é formado por um conjunto de tijolos, e uma proteína por um conjunto de aminoácidos. O cortisol é o cara com a marreta que quebra o muro em seus tijolos, no caso aminoácidos. Feito isso, os tijolos são transportados pelo carrinho de mão até um determinado local onde eles possam ser aproveitados novamente pela obra. Mesma coisa que o nosso corpo faz, transforma a proteína em glicose para que ele possa usar como energia.
.
O pico de secreção do cortisol ocorre pela manhã e diminui à noite. No entanto, a secreção de cortisol aumenta com o estresse, o que deixou ele popularmente conhecido como hormônio do "estresse". Apesar do cortisol muitas vezes ser visto como um vilão pela maioria das pessoas por conta do seu efeito catabólico, ele é essencial para a vida. Por exemplo, animais cujas glândulas suprarrenais foram removidas morrem quando são expostos a um estresse ambiental.
.
Portanto, não fale mal de quem você deve a vida.
.
@personal_edmarlima
@fisiologia_analoga
Referências:
HALL, John E. Guyton e Hall tratado de fisiologia médica. Elsevier Brasil, 2017.
MCARDLE, Wiliam; KATCH, Frank; KATCH, Victor. Fisiologia do exércicio: nutrição, energia e desempenho humano. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário