sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

EMAGRECIMENTO

Quando o assunto é emagrecimento, questiona-se muito sobre a importância do treino e da dieta! Tem até uns números cabalísticos como a sugestão que 70 ou 80% doemagrecimento seja devido à alimentação. No entanto, não existe como avaliar a importância e nem criar uma hierarquia entre os fatores. E por isso a foto! Imagine que aquele livro de cima seja o processo de emagrecimento, ele está sustentado por dois outros: exercício e alimentação. Duas perguntas: 1) O que aconteceria se um deles fosse tirado? 2) qual o sentido de discutir qual é mais importante? Na verdade, cada um deles é responsável por 100% dos resultados!
.
Sim, sabemos bem que o exercício, quando feito de maneira inadequada não emagrece! Há também quem se exercite corretamente e não emagreça por causa da alimentação inadequada. Mas não podemos nos esquecer que há pessoas que possuem alimentação controlada mas estão longe de ter uma boa composição corporal!
.
Como explico no livro de Emagrecimento (veja em www.PauloGentil.com) e venho explicando nas aulas (www.aulas.paulogentil.com), nosso corpo aprendeu a se adaptar à oferta de alimento. Essa herança evolutiva faz com que a perda de peso seja minimizada e até mesmo anulada no longo prazo quando se faz apenas dieta. Uma forma de contrabalancear isso seria promovendo modificações no metabolismo por meio do exercício. E as evidências recentes mostram que exercício pode sim ter um efeito surpreendente! Por exemplo, há estudos em que pessoas praticaram HIIT e fizeram TODAS as refeições no McDonald’s e fizeram exercício, mas não tiveram nenhuma alteração na composição corporal e nem em parâmetros metabólicos (Duval et al., 2017). Tem também o estudo do nosso grupo em que mulheres fizeram treino intervalado e dobraram a quantidade de calorias, mas perderam gordura (Naves et al., 2018)!
.
No final das contas, a única forma de se conseguir um emagrecimento SAUDÁVEL e SUSTENTÁVEL é aliar dieta e exercício! Ou seja, os dois precisam estar 100% e ponto final.
.
(Paulo Gentil)
Duval C, Rouillier MA, Rabasa-Lhoret R, Karelis AD. High Intensity Exercise: Can It Protect You from A Fast Food Diet? Nutrients. 2017 Aug 26;9(9). pii: E943. doi: 10.3390/nu9090943.
Naves JPA, Viana RB, Rebelo ACS, de Lira CAB, Pimentel GD, Lobo PCB, de Oliveira JC, Ramirez-Campillo R, Gentil P. Effects of High-Intensity Interval Training vs. Sprint Interval Training on Anthropometric Measures and Cardiorespiratory Fitness in Healthy Young Women. Front Physiol. 2018 Dec 5;9:1738. doi: 10.3389/fphys.2018.01738. eCollection 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário