quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CROSS FIT?

Em viagens recentes aos EUA e ao assistir à programação recente da ESPN percebi que o Crossfit tomou uma proporção muito grande no mundo, isso é fato!
Acredito que por isso muitas pessoas perguntem minha opinião sobre esse assunto.

Crossfit é uma modalidade esportiva, como tal parece ser muito boa. Possui elementos vindos de outros esportes que são muito legais, como LPO por exemplo!
Existem relatos na ciência de alto índice de lesão? Sim, existem! Mas é uma coisa óbvia, afinal é um esporte! Onde as pessoas estão tentando vencer as outras e a sí mesmas!
Nesta busca pela quebra de recordes pessoais e vitórias em competições são bordeados momentos de ir além de sua capacidade (afinal, isso é esporte) e são nesses momentos que temos as lesões.

Vou criticar o Crossfit? Não, como esporte!
O problema é querer usar esse esporte como programa de condicionamento físico, seja para melhorar a saúde ou pior ainda como parte de planejamento de treinamentos para outros esportes.

Treinar Crossfit para melhorar Crossfit, faz sentido!
Treinar Crossfit para melhorar Jiu jitsu ou MMA, não faz nenhum sentido. A preparação esportiva compreende muitos outros aspectos e cada vez mais deve ser conduzida dentro do próprio ambiente de competição, otimizando assim os treinamentos.

Outro cuidado básico é em relação a adequação entre volume/intensidade. Onde o Crossfit utiliza volumes altos de trabalho tentando atingir altas intensidades e associando isso a treinos específicos de diversas modalidades como wrestling, muay thay, Jíu jitsu pode sim aumentar demais o volume semanal do atleta prejudicando o seu desempenho.
Mensagem final: quer treinar Crossfit para melhorar o desempenho nessa modalidade, acho válido! Quer treinar para melhorar outras modalidades, acho um equívoco grande!
Quer saber o que acho pra praticantes em geral? Espera que o artigo que publiquei já foi aceito e deverá sair em pouco tempo pra leitura!
#arrudaknows
Ps. Não gostou ou não concordou? Espera sair o artigo pra falar alguma coisa. Tenho certeza que lá tudo será explicado pra vocês! 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário