quinta-feira, 11 de agosto de 2016

TREINANDO ADUTORES

lucianolobofitO uso excessivo de exercícios isolados se dá principalmente pelo entendimento limitado do movimento humano (cinesiologia). Eu costumo a dizer que, se os exercícios multiarticulares de membros inferiores tivessem o termo glúteo em seu nome, não existiria a pergunta: “Professor, cadê os exercícios para glúteos?” numa ficha composta por agachamento, leg e levantamento terra. Essa falta de compreensão, por exemplo, nos faz pensar que músculos adutores do quadril só fazem adução (aproximar a coxa da linha medial) e que para treina-los, qual seria o único exercício? CADEIRA ADUTORA? ERRADO! ⠀
Existem fatores que alteram as funções dos músculos nas articulações, e um deles é a linha de tração relativa do eixo de movimento. Como a amplitude de movimento do quadril é grande, as mudanças na posição coxofemoral podem alterar a linha de tração muscular de modo a permitir que o músculo realize mais funções. É o que acontece em aproximadamente 50 à 70º de flexão, a linha de tração em relação ao eixo articular é alterada e os músculos adutores se comportam como potentes extensores do quadril (Houglum & Bertoti, 2012). Dessa forma, o agachamento, avanço, leg press, terra etc. exigem em grande magnitude dos músculos adutores dispensando o uso de movimentos específicos.

"Mas e a gordurinha na região interna da coxa?" Há uma tendência no armazenamento de gordura nessa região. Além de não existir #queimadegorduralocaliza, o banco adutor não possui impacto significante no processo de emagrecimento, pois a magnitude do stress de grupos musculares isolados produzem pouca repercussão ao nosso metabolismo e respostas hormonais.

Por último, adicionar exercícios espefícios para essa região acaba gerando estímulos excessivos, por consequência, essa sobrecarga, desequilíbrios musculares e micro-lesão no adutor, está associado a lesões como pubalgia.

Ps. Não disse para jogarem os bancos fora ou que não servem para nada. Na maioria dos casos é dispensável quando se treina intenso com exercício multiarticulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário