quarta-feira, 1 de junho de 2016

PREVALENCIA DE LESOES

rodolfo_personalEmbora pouco se comente sobre o assunto existem diversos estudos que avaliaram a prevalência de #lesões em diversas modalidades. Eu escolhi essas 3 modalidades (#Crossfit, #Musculação e #Corrida) pois considero que elas têm um número elevado de praticantes dentro das academias e do "fitness".
.
Uma das principais formas de mensurar a prevalência de lesões é quantifocar o número de lesões a cada 1000 horas de atividade. Sendo assim, Hak e cols. (2013) publicaram um estudo que avaliou a prevalência de lesões no Crossfit e esta ficou em 3.1 a cada 1000 horas (semelhante a esportes de contato, lutas ou Levantamento de Peso). No mesmo ano, Hespanhol Júnior e cols. fizeram um estudo semalhante, porém a amostra foi realizada com corredores recreacionais (ou seja, a galera que faz corrida de rua) e dessa vez a prevalência de lesões foi bem maior: 10 para cada 1000 horas de treino. Surpresos? Eu não (no final explico o porquê ). Em relação a Musculação, Siewe e cols. (2014) fizeram um estudo parecido com os dois anteriormente citados, porém a amostra foi e fisiculturista de elite (praticantes de musculação competitiva). O resultado mostrou um índice de lesão incrivelmente baixo: 0,24 a cada 1000 horas de treinamento.
.
Quando que disse que não ficava surpreso com o resultado da corrida de rua ser, das 3 modalidades, a que mais apresentava prevalência de lesões é porque, de longe, ela é a que apresenta maiores volumes de treino (a quem corra 50km/sem😨). A grande maioria dos trabalhos atribui o aumento do risco de lesões, entre outras coisas, a altos volumes de treinamento. Já a musculação apresenta a menor prevalência de lesões, fato este explicado por ela ter o menor volume de treino entre as 3 modalidades e também por ser uma atividade onde facilmente podemos controlar as variáveis e adequar os exercícios as possíveis limitações dos praticantes.
.
A conclusão é que você pode realizar o esporte ou modalidade que mais lhe motiva e se enquadra no seu perfil e objetivos, porém desde que o seu treinamento seja periodizado e individualizado, sempre tendo cuidado para evitar o excesso de treino.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário