segunda-feira, 13 de junho de 2016

AGACHAMENTO SUMO

Paulo Gentil
Vamos começar do básico! Os músculos que atuam no joelho fazem essencialmente extensão e flexão. Quando você afasta ou gira os pés, não há uma rotação relevante... da tíbia em relação ao fêmur, a menos que você tenha uma outra articulação no meio do fêmur. O giro do pé é conseguido principalmente devido à rotação do quadril. Ah, então muda muita coisa no quadril? Depende. Como seus joelhos continuarão apontando para seus pés, você não estará fazendo adução (quando os joelhos se unem) e sim extensão do quadril. Ou seja, fica tudo igual, apenas com eventuais variações na amplitude de movimento.
Confirmando essa lógica, Paoli et al. (2009) (sim, o Antonio Paoli também estudou ativação muscular!) testaram diferentes afastamentos dos pés em 10 repetições com 0, 30 e 70% de 1RM em 6 pessoas treinadas e não encontram diferenças no quadríceps, posteriores de coxa ou adutores, mas houve aumento na ativação do glúteo com os pés afastados. Antes dele, o estudo de McCaw & Melrose também feito com pessoas treinadas não encontrou diferenças entre os diferentes afastamentos dos pés com 5 repetições 60 ou 75% de 1RM para quadríceps, posteriores de coxa e adutores, mas houve maior ativação do glúteo com os pés afastados quando a carga era leve. Mas não adianta se empolgar, pois 5 reps com 60% da carga é um tipo de treino que não vai servir para porcaria nenhuma, a menos que você esteja fazendo modulação hormonal, coloque metacril no popô e, claro, tenha força, foco e fé!
Então, pessoal, entendam o agachamento sumô como uma variação para quebrar a monotonia dos treinos ou ajudar em casos de limitação funcional ou dificuldades técnicas, mas que não fará nada demais pelos seus adutores ou glúteos que o bom e velho agachamento não faria. Um detalhe importante e consistente nos estudos sobre o tema é que a ativação do glúteo é maior no agachamento com aumento de amplitude e da carga.
PS: fazer o sumô já é variações suficiente, ok? Não precisa subir em bancos, bosus, ficar na ponta dos pés, dar chutes e joelhas ou outras animalices, capice?
PS2: não custa lembrar que Paoli estará por aqui com outros grandes nomes em Simpósios Internacionais em Belém (20/8 - http://www.portalhp.com.br) e Vitória (27/8 - http://www.clublifecursos.com)
(Paulo Gentil)
McCaw ST, Melrose DR. Stance width and bar load effects on leg muscle activity during the parallel squat. Med Sci Sports Exerc. 1999 Mar;31(3):428-36.
Paoli A, Marcolin G, Petrone N. The effect of stance width on the electromyographical activity of eight superficial thigh muscles during back squat with different bar loads. J Strength Cond Res. 2009 Jan;23(1):246-50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário