domingo, 19 de junho de 2016

O QUE TOMAR PARA DAR ENERGIA QUE NÃO VA TE MATAR DEPOIS?

Há tempos sabemos que termogênicos e estimulantes são perigosos, tanto que vez por outra aparecem casos de pessoas que morrem ou problemas graves após seu uso. ...Como consequência, diversas substâncias são retiradas do mercado, como foi o caso da efedrina, a dimetilamina e outros. No entanto, um ingrediente sempre está presente: a cafeína! E não apenas nos suplementos, mas também no cafezinho, nos refrigerantes, no energético, etc. Mas será que ela é segura?
Os efeitos do café em pessoas saudáveis são bastante controversos pois as análises sofrem a influência de vários fatores, como o tipo de café. Nesse sentido, o espresso está entre os mais fortes e mais perigosos, sendo seu consumo associado a doenças coronarianas (Grioni et a., 2015). No entanto, um campo muito debatido são os efeitos em quem tem algum fator de risco, como a hipertensão. Para tentar esclarecer a questão, Palatini et al. (2015) acompanharam 1204 hipertensos e que verificaram a piora no quadro de hipertensão teve relação direta com a ingestão do café, além disso, os quadros de diabetes e pré diabetes também foram 50 e 160% mais comuns entre quem bebia 1-3 e mais de 4 xícaras de espresso por dia, respectivamente. Para piorar, o risco de eventos cardiovasculares aumentava 2,9 e 4,4 vezes nesses grupos!! Pois é, pessoal...
Se você está se sentindo cansado, indisposto ou dolorido, você não precisa tomar nada. Você precisa rever seus treinos, sua alimentação e seu sono. Quando você busca estimulantes, apenas vai mascarar o problema e agravar os sintomas, já que prejudicará o sono, treinará fora dos seus limites e interferirá na alimentação. Pense nisso! Ah, não use o argumento besta de que tem gente que bebe café a vida inteira e não tem problema, pois o estudo fala em aumento de risco e não em certeza de ocorrência. Não estou dizendo que você vai tomar um café e cair morto, apenas que os riscos aumentam... entendido?
PS: Não ache que você está isento de risco por ser hipertenso! Aliás, quando foi a última vez que você mediu a sua pressão arterial? Sabia que praticamente metade da população brasileira é hipertensa e maioria nem sabe?
(Paulo Gentil)
Grioni S, Agnoli C, Sieri S, Pala V, Ricceri F, Masala G, Saieva C, Panico S, Mattiello A, Chiodini P, Tumino R, Frasca G, Iacoviello L, de Curtis A, Vineis P, Krogh V. Espresso coffee consumption and risk of coronary heart disease in a large Italian cohort. PLoS One. 2015 May 6;10(5):e0126550.
Palatini P, Fania C, Mos L, Garavelli G, Mazzer A, Cozzio S, Saladini F, Casiglia E. Coffee consumption and risk of cardiovascular events in hypertensive patients. Results from the HARVEST. Int J Cardiol. 2016 Jun 1;212:131-7. doi: 10.1016/j.ijcard.2016.03.006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário