terça-feira, 20 de julho de 2021

IDOSOS ATIVOS SÃO MAIS INDEPENDENTES

 

Outro dia falei dos efeitos do exercício na redução do risco de depressão em idosos e passei rapidamente sobre a questão de viver bem. Então, vou aproveitar um estudo muito bom publicado por pesquisadores brasileiros e reforçar a questão de viver de maneira independente.
.
Dos Santos & Gobbo (2021) acompanharam idosos por 2 anos e avaliaram a independência em 3 campos: básico (deslocamento, banho, uso do banheiro, vestir-se e alimentar-se), instrumental (usar telefone, fazer compras, preparar comida, cuidar da casa, tomar remédios, cuidar das finanças e usar transporte) e avançado (trabalhar, praticar esportes, viajar e ter atividades sociais).
.
Os resultados revelaram que o risco de ser dependente ocupações caía 89, 79 e 87% para atividades básicas, instrumental e avançadas, respectivamente nos idosos ativos no campo ocupacional. Fazer exercício “formal” reduzia o risco de dependência em 82, 56 e 85% para atividades básicas, instrumental e avançadas. Interessante destacar que não houve diferença entre idosos dependentes ou independente para idade, peso, altura ou IMC, portanto, o lance é ser ativo mesmo! Veja que isso não é apenas no exercício formal, mas em atividades ocupacionais como carregar pesos em casa, ficar em pé ou se deslocar. Portanto, além do exercício, é importante estimular hábitos ativos, como usar escadas, andar pelas redondezas e evitar ficar muito tempo sentado.
.
De repente fazer coisas como se alimentar, usar o banheiro, preparar comida podem parecer banais para você. No entanto, a perda dessas funções causa grande sofrimento para pessoas mais velhas, inclusive leva alguns a “desistir de viver”. Por outro lado, quando conseguimos lhes devolver isso, vemos neles uma felicidade que não se encontra nem mesmo numa criança ao ganhar presente! É incrível o brilho no olhar de pessoas que conseguiram vestir a própria roupa, tomar banho ou mesmo levantar da cama para ir ao banheiro sem ajuda. O dia que receber isso, garanto que não vai querer outra coisa da vida! Recomendo muito as aulas sobre idosos no #Nerdflix (https://nerdflix.paulogentil.com/
, link no perfil). Simbora
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Dos Santos VR, Alberto Gobbo L. Occupational and leisure-time physical activity decreases the odds of disability in older adults: Prospective study. Eur J Sport Sci. 2021 Jun;21(6):927-934. doi: 10.1080/17461391.2020.1790669. Epub 2020 Jul 21. PMID: 32615060.
#conhecimentoépoder

Nenhum comentário:

Postar um comentário