terça-feira, 20 de julho de 2021

DEPRESSÃO , EXERCÍCIO É VACINA E REMÉDIO

 

Estou com a minha mãe esses dias e sempre conversamos muito sobre várias coisas (várias mesmo, pois herdei dela essa incrível habilidade de falar sem parar!). Uma coisa que sempre aparece nas conversas é o quanto o estilo de vida dela faz bem para sua saúde física e mental. Ela é frequentadora assídua da @academiamalhart , nas aulas de dança, Ioga, Pilates, alongamento, musculação e etc. Apesar de ser indiscutível os benefícios em termos biológicos, como composição corporal, funcionalidade, riscos cardiometabólicos... um aspecto que salta aos olhos é o quanto o exercício fazem bem para a cabeça das pessoas em idade avançada.
.
Vou dar um exemplo do estudo de Marques et al. (2021) que envolveu nada menos que 64.688 pessoas de 18 países, com avaliação dos níveis de atividade física e escores de depressão. Os resultados mostram que fazer atividade física pelo menos uma vez por semana é negativamente associado com sintomas de depressão. Comparados com idosos que fazem atividade física moderada menos de uma vez por semana, os homens que faziam duas vezes ou mais tinham um risco 58% menor de desenvolver depressão. Nas mulheres o risco caía 41%. Olha que beleza, fazer atividade física pode cair para menos da metade o risco de um idoso ser depressivo. Isso não deve ser negligenciado por 3 motivos: 1) a depressão é altamente prevalente em idosos; 2) a atividade física é um dos principais fatores de risco modificáveis para prevenir a depressão e 3) há estudos mostrando que o exercício tem efeitos similares aos medicamentos antidepressivos nos idosos.
.
Nas aulas sobre idosos no #Nerdflix falo de vários aspectos, inclusive das modificações que isso causa em suas vidas como um todo. Para ser sincero, quando mudamos vidas, nós somos os que mais mudamos (para melhor)! Assim que puderem, corram no Nerdflix (direto em https://nerdflix.paulogentil.com/
ou pelo link no perfil) e assistam todas essas aulas.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
Marques A, Gaspar de Matos M, Bordado J, Gouveia ÉR, Peralta M, Gomez-Baya D. Different levels of physical activity and depression symptoms among older adults from 18 countries: A population-based study from the Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe (SHARE). Eur J Sport Sci. 2021 Jun;21(6):887-894. doi: 10.1080/17461391.2020.1795273. Epub 2020 Jul 26. PMID: 32660358.
.
#teamcerebro #nobrainnogain #conhecimentoépoder

Nenhum comentário:

Postar um comentário