quinta-feira, 8 de julho de 2021

FISIOTERAPEUTAS NA ACADEMIA

 Na minha aula sobre dores e problemas de coluna no #Nerdflix (link no perfil) eu mostro dados revelando que o primeiro profissional a ser procurado nesses casos é o Fisioterapeuta. Com isso, as pessoas gastam menos dinheiro, fazem menos exames, tomam menos remédios, sofrem menos procedimento e vivem melhores. Ponto final! O meu caso de amor com a Fisioterapia é antigo, sempre me tratei e tive parcerias com eles. E aí veio uma questão: o que eu acho de Fisioterapeutas dentro das academias?

.
Eu não vejo problema algum! Não mesmo, tanto que na @academiamalhart tem fisioterapeutas. Precisamos entender que Fisioterapia e Educação Física possuem vários conhecimentos e atuações que coincidem e se sobrepõem, o quanto isso é invasão e o quanto isso é cooperação vai depender da humildade e ética de cada um. Limitar acesso a espaço e equipamento só prejudica os pacientes que sofrem restrições de atendimento. Os equipamentos da musculação e Pilates, por exemplo, podem ser muito uteis para fortalecimento, recuperação de funções e superar fobias. Por exemplo, estudo recente em mais de 16.000 pacientes com osteartrite de joelho e quadril mostra que em apenas 8 semanas de exercícios ou eles param de tomar remédio ou reduzem a dose (Thorlund et al., 2021).
.
Se me permitem opinar, eu diria que a questão envolve apenas momentos. Pela formação, a Fisioterapia possui uma melhor compreensão para quem está longe de seu funcionamento normal. Após essa pessoa se tornar apta, ela vai treinar com profissionais de Educação Física. A questão de onde será feito é irrelevante. Também acho importante entendermos que a alta não necessariamente é cura eterna, pois dores e lesões são fatos recorrentes na vida de todos nós. Sentiu dor? Em vez de ir à farmácia se auto medicar, vai no Fisioterapeuta! Além disso, a atuação de um não impede a de outro. Por exemplo, uma pessoa pode estar reabilitação uma região e treinando outra!
.
Enfim, não interessa nem quem e nem onde o tratamento vai ser realizado. Interessa que essas pessoas voltarão a andar e serão mais felizes. Seja humilde para fazer o que sabe e pedir ajuda para alguém que saiba mais que você, independe do diploma que carregue.
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com
)
.
Thorlund JB, Roos EM, Goro P, Ljungcrantz EG, Grønne DT, Skou ST. Patients use fewer analgesics following supervised exercise therapy and patient education: an observational study of 16 499 patients with knee or hip osteoarthritis. Br J Sports Med. 2021 Jun;55(12):670-675. doi: 10.1136/bjsports-2019-101265. Epub 2020 Sep 21. PMID: 32958468.

Nenhum comentário:

Postar um comentário