quinta-feira, 8 de julho de 2021

BIOIMPEDÂNCIA

 felipenassau

AVAL pt.2 - bioimpedância (BIA) é imprecisa. Mas se você só tem 5min para avaliar seu paciente, ela é melhor que só peso e estatura. Ou então se você vai avaliar 200 pessoas numa empresa em uma tarde, ela parece ser a melhor estratégia.

Sendo simplista, ela vai avaliar quanto de corrente elétrica passa pelo seu corpo sem ser impedida ou sem ser “desviada”. Quanto mais gordura houver, menor a condução. O problema é que se você estiver desidratado, dá uma coisa, se estiver inchado dá outra e por aí vai... São X horas s/ beber água, X horas s/ cafeína, Urinar e defecar X horas antes da avaliação... e vários protocolos que ninguém cumpre, o que aumenta a variação da precisão.

Se o paciente estiver inchado (todo inflamado porque só come porcaria), o edema facilita a passagem da corrente, acusando um valor de %GC abaixo do real. Parte dos resultados frustrantes das BIA se devem ao paciente estar menos inchado na 2ª consulta, caso tenha comido direito, e por causa disso acuse perda de massa magra (edema é massa magra, apesar de não ser músculo). Mas como você não avaliou edema, não tem como fazer nada.

O contrário acontece com quem não bebia água, com longos períodos em jejum e quando comia, comia mal. Aumentando água, frutas e carboidratos integrais, aumentamos as reservas de carboidrato e como consequência a hidratação desses tecidos. Mas na BIA, isso dá ganhos absurdos de massa muscular.

Regra: ninguém vai ganhar mais de 1,5kg de músculos em um mês com uma dieta de emagrecimento, a menos que tenha acabado de sair do sedentarismo.

Mas se você não sabe fazer uma boa análise de dobras e perímetros (parte 3) ou não tem tempo para isso, é ao menos melhor que só o peso.

O problema é quando a máquina de BIA começa a dizer qual exercício é melhor para seu “biótipo”, e qual perfil de dieta é melhor pra você. Nessa pegada, em anos, BIA vai dar os números da Mega Sena.

Dica: Para emagrecimento, variação perímetros de abdome, cintura, quadril e coxas são suficientes juntos ao peso. Focando na hipertrofia, os detalhes de dobras e outros perímetros podem ser úteis.

P/AGENDAR: link em @felipenassau ou diga “OI” no DIRECT

Te vejo lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário