quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

EXERCÍCIO NO PÓS PARTO

Nas aulas do #nerdflix eu apresento bastante informação sobre a importância do exercício na gestação e também mostro como treinar a gestante de maneira segura e eficiente (https://aulas.paulogentil.com). Mas também é importante falar do pós-parto! Nesse período os benefícios são diversos, desde melhoras no humor e recuperação de peso até preservação da massa óssea! Isso mesmo, massa óssea! O leite é rico em cálcio e as reservas da mãe são usadas para sua formação. Tanto que, durante a amamentação, uma mulher pode chegar a perder 10% da sua massa óssea em alguns locais, o que aumenta o risco de osteoporose e fraturas no futuro. Como mostrado em outra aula do #nerdflix (sobre osteoporose) sabemos que o exercício pode ajudar na manutenção ou mesmo aumento da densidade mineral óssea. Então vem questão: que tal usar o exercício para prevenir essa perda?
.
Para testar a hipótese, o estudo de Colleran et al. (2019) adotou um desenho interessante, 4 semanas após o parto, as mulheres foram divididas em um grupo que fez musculação por 16 semanas (ou seja, semanas 4 a 20 pós-parto) e o outro permaneceu sedentário. Depois desse período, a intervenção foi interrompida e uma nova avaliação foi realizada 1 ano após o parto. Todas as mulheres tiveram parto normal e estavam amamentando normalmente, elas tiveram sua alimentação, níveis hormonais e de vitamina D avaliados.
.
Os resultados revelaram que as mulheres que permaneciam sedentárias nas semanas 4 a 20 perdiam mais densidade mineral óssea no quadril. Além disso, quando se corrigia por outros fatores, as praticantes de exercício também apresentavam maior densidade na coluna lombar. Detalhe interessante é que o exercício foi feito por 4 meses e as vantagens ainda apareciam 12 meses pós-parto! Imagina se elas ficassem se exercitando durante todo o período? É importante destacar que não há evidência que a prática de exercício prejudique a qualidade ou quantidade de leite. Portanto, a recomendação é que, assim que o médico liberar, não se perca tempo em começar os treinos, pois só se tem a ganhar, inclusive nos campos psicológicos e afetivos.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Colleran HL, Hiatt A, Wideman L, Lovelady CA. The Effect of an Exercise Intervention During Early Lactation on Bone Mineral Density During the First Year Postpartum. J Phys Act Health. 2019 Mar 1;16(3):197-204. doi: 10.1123/jpah.2018-0232. Epub 2019 Jan 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário