terça-feira, 7 de janeiro de 2020

DA PARA DIMINUIR GORDURA E AUMENTAR MUSCULOS AO MESMO TEMPO?

Um dos maiores mitos na área do #fitness é achar que, ao se exercitar, a pessoa irá apresentar #emagrecimento (redução de gordura corporal) OU #hipertrofia muscular, e que estes DOIS AJUSTES NÃO SÃO POSSÍVEIS simultaneamente.
.
Isto é MITO! É óbvio que ao se exercitar adequadamente, e ter uma #nutrição correta, com aporte calórico correto, é possível experimentar os DOIS ajustes simultaneamente.
.
E esta resposta de diminuição da gordura corporal e aumento da massa muscular pode ocorrer em DIFERENTES contextos. Por exemplo, na #musculação, Laird et al. (JSCR, 30(11): 3057–3065, 2016) registraram que 11 semanas de treino, com 3x/semana e em um modelo de periodização ondulatória, foram suficientes para que mulheres fisicamente ativas mudassem sua composição, sem alteração significante da massa corporal, mas com aumento da massa magra (de 38 para 39%) e diminuição do tecido adiposo (de 35 para 32%).
.
Com o #HIIT a história não é diferente! Tanto em homens (Heydari et al), quanto em mulheres (Trapp et al) os achados são muito semelhantes. Com homens com sobrepeso ou #obesidade, 12 semanas de treinamento intervalado de alta intensidade, realizado 3x/sem em sessões de 20min, os achados reforçam a mesma ideia! Neste caso, em um modelo de sprints repetidos, eles apresentaram aumento da massa livre de gordura (de 54,3 para 55,5 kg) com REDUÇÃO SIMULTÂNEA da gordura corporal, de 29,8 kg para 27,8 kg (doi:10.1155/2012/480467).
.
Musculação e HIIT, quando bem orientados, são excelentes para diminuir a gordura corporal e aumentar a massa muscular!

Nenhum comentário:

Postar um comentário