quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

NÃO ADIANTA MIMIMI, NÃO EXISTE TREINO DE DEFINIÇÃO

Pessoal, vou dar uma explicação bem prática e objetiva, mas mais detalhes podem ser encontrados no meu livro de Emagrecimento e nas aulas sobre Musculação e Emagrecimento no #nerdflix (vejam www.paulogentil.com). Recebo muitas perguntas sobre exercícios ou treinos de definição. Em geral, são pessoas que não desejam ganhar muito volume e querem apenas ter músculos mais aparentes.
.
Vamos começar do começo: NÃO EXISTE TREINO DE DEFINIÇÃO. Em termos morfológicos, a única coisa esteticamente relevante que vai ocorrer com seu músculo é hipertrofia. Ele não rasga, faz cortes profundos, fibra, tonifica, enrijece... enfim, ou ele cresce ou ele não cresce. Aí vem a questão, então como fazer para que ele fique mais aparente? Simples: 1) Aumente ou mantenha seu músculo e 2) Perca a capa de gordura que o esconde.
.
Agora, a melhor parte é que as duas coisas podem ser conseguidas com uma só estratégia. Diversos estudos mostram que os treinos de hipertrofia estão entre as melhores estratégias para perda de gordura. Em termos agudos, está bem consolidado que os processos de recuperação tecidual e síntese protéica têm elevado custo energético. Nesse sentido, na aula de “Musculação e Emagrecimento” mostro estudos nos quais o dia seguinte a um treino tensional de coxa gasta-se umas 500 calorias só para recuperar o estrago! Tem uns em pessoas treinadas com elevação de 374kcal no dia seguinte a um treino bem feito de 20 minutos. A melhor parte é que essas elevações são acompanhadas de um redirecionamento das fontes energéticas, com preservação do glicogênio e maior utilização da gordura. Ou seja, gasta-se mais energia e ainda tira-se mais da gordura! Para quem gosta da Fisiologia, há boas evidências de que a ativação de Akt e inibição da miostatina, ambas conseguidas com treinos de hipertrofia, promovem simultaneamente ganho de músculo e perda de gordura. Então, onde está a grande diferença entre quem deseja ficar gigante e quem deseja ficar definido? Simples: na dieta!
.
E assim concluo com a dica do bem: se você quer definição faça um bom treino de hipertrofia e uma boa dieta de emagrecimento. Brigado, de nada!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário