quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

DIABETICOS TIPO 1 DEVEM FAZER MUSCULAÇÃO

A importância do exercício no diabetes tipo 2 (não dependente de insulina) está bem estabelecida, no entanto, fala-se pouco sobre diabetes tipo 1 (dependente de insulina). Muita gente inclusive considera o exercício desnecessário, ou até mesmo perigoso para essas pessoas. Alguns motivos são o fato de o exercício não aumentar a produção de insulina (portanto não corrigiria o problema) e o risco de hipoglicemia devido à dificuldade em coordenar treino, alimentação e insulina.
.
Mas se exercitar é muito importante, pois ajuda a melhorar o quadro geral de saúde e a manter a glicemia controlada. Mas a dúvida seria: qual exercício fazer? A musculação costuma ser recomendada pelo menor risco de hipoglicemia e pela importância dos ganhos de força e massa muscular. No entanto, o aeróbio acaba sempre constando nas recomendações gerais, talvez por ser a maneira mais popular e acessível. Para comparar os dois tipos, Reddy et al. (2019) dividiram diabéticos tipo 1 em um grupo que fez aeróbio (esteira a 60% do VO2max), musculação (8-12 repetições submáximas em 5 exercícios) ou controle. Os treinos duravam cerca de 45 minutos e os participantes foram bem controlados, com sensores de glicemia, análise de alimentação e do padrão de atividades física. De acordo com os resultados, o grupo que fez aeróbio passava 60% do tempo com a glicemia controlada, o que não foi diferente dos 56% do grupo controle. Já a musculação trouxe benefícios nesse sentido, fazendo com que os diabéticos passassem 70% do tempo com glicemia controlada, ou seja, 25% a mais do que o normal.
.
A possível explicação para esse maior benefício da musculação está no fato de que a maior parte da captação de glicose gerada pela insulina ocorre no músculo. Assim, ao trabalhar diversos músculos e em intensidade alta, há aumento da eficiência da insulina, fazendo com que a mesma quantidade de insulina trabalhe melhor ou mesmo reduzindo a necessidade de insulina! Portanto, comecem a pensar na musculação como um auxiliar no tratamento do diabetes tipo 1!!
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Reddy R, Wittenberg A, Castle JR, El Youssef J, Winters-Stone K, Gillingham M, Jacobs PG. Effect of Aerobic and Resistance Exercise on Glycemic Control in Adults With Type 1 Diabetes. Can J Diabetes. 2019 Aug;43(6):406-414.e1. doi: 10.1016/j.jcjd.2018.08.193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário