quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

AGACHAMENTO LIVRE OU GUIADO?

AGACHAMENTO LIVRE com barra atrás ou à frente do pescoço é um exercício grandioso, estupendo, formador de músculos e estrutura... mas não é a única opção correta de exercício entre as formas de “agachar”. Condenar qualquer outro tipo de Agachamento com uso de aparelhos pode afastar pessoas dos treinos intensos e de resultado. Temos que dar tempo de aprendizado e maturação ao aluno, pois nem todo mundo consegue executar um Agachamento Livre com Barra – por inúmeros motivos, como baixa flexibilidade.

Uma boa alternativa de exercício seria o HACK MACHINE. Em 2011, Tarter avaliou por EMG, o reto femoral e o vasto lateral de 15 atletas durante o Hack Machine.
Resultados: O Hack atua diretamente nos músculos estudados (88% no reto femoral e de 82% no vasto lateral).
Sabemos que agachar no Hack tem suas limitações de movimento de quadril/joelho. Ele retira a nossa “liberdade”, engessa o movimento ideal de pelve e mantém a tíbia perpendicular à plataforma onde pisamos, aumentando assim as forças de cisalhamento (aquelas com cargas tangenciais e opostas aplicadas em uma direção angular – Norkin, 2003). Mas, existe um benefício bem bacana ao fazer Hack Machine: redução da atividade muscular e sobrecarga axial na COLUNA em pessoas com hérnias discais, por causa do posicionamento do aparelho. Em 2017, Clark afirmou que durante o Hack, a atividade muscular da coxa é mantida e a intensidade de ação nos paravertebrais é reduzida, quando comparamos com o Agachamento Livre.

O Agachamento Livre é muito bom, básico e num “mundo perfeito” todos deveriam fazer. Mas como tudo depende e deve ser bem avaliado, outros exercícios podem entrar no jogo, com excelentes ganhos.
Agachamento Livre ou Hack Machine?
Os dois! Tudo vai depender da inteligência e bom senso do Personal Trainer.
ANDRE DE QUEIROZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário