sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

FASE EXCENTRICA X CONCENTRICA

Quando fazemos um exercício de musculação, existem duas fases bem nítidas, a concêntrica (quando o músculo está encurtando) e a excêntrica (quando o músculo está alongando). Apesar de pouco se falar, há muitas diferenças entre elas, conforme falo no meu livro “Bases científicas do treinamento de hipertrofia”.
.
Primeiro uso como exemplo de um estudo de Gibala et al. (1995) no qual homens jovens faziam 8 séries de 8 repetições de flexão de cotovelo com 80% de 1RM, sendo que um braço subia o peso (concêntrica) e outro descia (excêntrica). Entendam bem, os dois braços usavam a mesma carga, mesma velocidade e mesma quantidade de repetições, só mudava que um subia e outro descia o peso. Apesar disso, a quantidade de fibras lesionadas no braço que fez as ações excêntricas foi mais que o dobro do que fez concêntricas (80 vs 37%). Aí alguém pode pensar “então seria melhor fazer excêntrica!”. Calma lá! Se por um lado o estresse mecânico é maior nas excêntricas, por outro, o metabólico é menor!
.
Nesse sentido, Durand et al. (2003) comparam o acúmulo de lactato entre fazer um treino usando apenas concêntrica e outro apenas excêntrica. Novamente foi tudo igual, carga, velocidade, séries, intervalos... E, apesar disso, o treino concêntrico gerou mais que o dobro do estresse metabólico! Lembrando que o estresse metabólico pode estar associado com a hipertrofia, alguém agora grita “então é melhor enfatizar as concêntricas!”. Calma novamente!
.
Isso são apenas alguns exemplos de algumas diferenças, na aula do #nerdflix eu mostro muito mais coisa, como gasto energético, recrutamento de fibras, fadiga, mecanotransdução, consumo de oxigênio, etc. (assistam lá, link no perfil). São informações valiosas para entendermos que não basta alguém pegar peso, pois a simples mudança de ênfase em uma fase muda completamente a resposta fisiológica do treino, o que vai interagir de maneira diferente com seu sistema imune, com sua alimentação, sobrecarga cardiovascular, etc. por isso eu digo que musculação é muito mais uma questão de cérebro do que de músculo! O que é melhor? Depende 😉
.
#teamcerebro #nobrainnogain #conhecimentoépoder

Nenhum comentário:

Postar um comentário