quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

PILATES OU MUSCULAÇÃO?

Uma das coisas mais bacanas de estudar é ampliar as perspectivas. Por exemplo, quando começamos a entender que o músculo precisa de estímulos e que esses estímulos podem vir de diversos meios, começa a não fazer sentido falar se tal atividade é boa ou ruim. Assim a discussão muda para “como” ela é utilizada. Nesse sentido, uma modalidade que pode ter diversas aplicações interessante é o #Pilates.
.
Vou trazer aqui um estudo de pesquisadores espanhóis que buscou avaliar se o Pilates seria eficiente em aumentar a confiança no equilíbrio, reduzir o medo de queda e melhorar controle postural de mulheres idosas. O estudo envolveu 110 mulheres com idade média de 69 anos que foram divididas em um grupo controle e um que fez Pilates, 3xsemana por 12 semanas. Ao final, foi verificado que as mulheres que fizeram Pilares se sentiam mais confiantes e tinham menos medo de cair. Melhor ainda, a impressão delas estava certa, pois realmente o equilíbrio melhorou com o treino.
.
Aí alguém pode pensar, então o que é melhor, Pilates ou musculação? É uma comparação que não faz muito sentido, já que são ferramentas específicas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Com certeza é possível ganhar força e massa muscular no Pilates, desde que se faça esforços elevados. Isso pode ser especialmente útil para pessoas tem certa aversão ao ambiente tradicional da musculação. Mas, é claro que pode haver limitações materiais em alguns. E agora, o que fazer? Depende do que você quer e do que você gosta. Mas, voltando ao caso das idosas, temos que lembrar que costuma ser necessário promover melhoras em vários campos, além de ser interessante ocupar o tempo livre com atividades saudáveis, então eu diria: façam os dois. Aliás, façam igual minha mãe gatona faz os dois mais dança, Yoga, HIIT... por isso ela está gatona e feliz 😉
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Aibar-Almazán A, Martínez-Amat A, Cruz-Díaz D, De la Torre-Cruz MJ, Jiménez-García JD, Zagalaz-Anula N, Pérez-Herrezuelo I, Hita-Contreras F. Effects of Pilates on fall risk factors in community-dwelling elderly women: A randomized, controlled trial. Eur J Sport Sci. 2019 Nov;19(10):1386-1394. doi: 10.1080/17461391.2019.1595739.

Nenhum comentário:

Postar um comentário