quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

SUPINO NA BARRA, HALTERES OU SMITH?

Existem várias formas de fazer os exercícios e sempre fica a pergunta de qual traria mais estímulos para os músculos envolvidos. Para tentar responder a pergunta, Diogo Ferreira, do grupo do Martim Bottaro (Universidade de Brasília) avaliou as respostas de recuperação em homens treinados (média de 4 anos de treino) após 8 séries de de supino reto na barra, no Smith e com halteres (Ferreira et al., 2016).
.
Os participantes foram avaliados para o pico de torque e trabalho total na articulação do ombro e cotovelo ao longo de 4 dias, para ver se havia diferença na recuperação da força máxima e da capacidade de produzir trabalho, o que reflete o dano sofrido pela musculatura. Interessantemente, os resultados revelaram que a recuperação da força e do trabalho tanto na articulação do ombro quanto do cotovelo foi a mesma na máquina, Smith ou halteres. Sabe o que isso significa? Que, em termos de estresse na musculatura alvo, os três são a mesma coisa! Sendo ainda mais claro, todos estressam peito e tríceps da mesma forma!
.
Desse modo, você pode optar por qualquer um dos três, ou até mesmo variar entre os três. Alguns exemplos práticos. Se estiver treinando sozinho, especialmente nos treinos metabólicos, halteres são uma boa opção, pois você pode fadigar e simplesmente pode colocar os pesos no chão após fadiga, sem o risco de ficar entalado embaixo da barra (viu que falei colocar, e não jogar igual uma besta?). Os halteres também são legais para fazer drop-sets (só toma cuidado para não se machucar nos halteres que estão no chão!). Já o supino na barra costuma ser meu preferido nos treinos tensionais, especialmente para fazer repetições forçadas. Máquinas também são boas para drop-set, pausa-descanso, insistências isométricas pós fadiga, etc. Ah, e o supino no Smith? Quero que vá para o inferno, pois ninguém merece um abençoado ocupando essa máquina e atrapalhando a vida de quem quer fazer seu afundo em paz!
.
Entendido? Para ver mais sobre seleção e execução de exercícios de membros superiores, confere a aula do #nerdflix sobre o tema.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)
Ferreira DV, Ferreira-Júnior JB, Soares SR, Cadore EL, Izquierdo M, Brown LE, Bottaro M. Chest Press Exercises With Different Stability Requirements Result In Similar Muscle Damage Recovery In Resistance Trained Men. J Strength Cond Res. 2016 Apr 19. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário