sexta-feira, 16 de agosto de 2019

TREINAMENTO EM CIRCUITO

Quando se fala em emagrecimento uma das opções mais comentadas é o treinamento em circuito. Esse tipo de treino é caracterizado por intervalos curtos entre as séries, altas repetições podendo ser realizado apenas na musculação ou misturando musculação e aeróbico (treino concorrente).
.
Mas o treino em circuito é realmente eficiente? Depende!!
.
Depende principalmente da intensidade aplicada no treino. Geralmente o que vemos nos treinos em circuito, principalmente nos treinos coletivos, são as pessoas utilizando cargas muito leves e ficando a anos-luz da falha muscular, ou seja, o treino é uma bela porcaria. De nada vai adiantar misturar aeróbico e musculação se não faz nenhum com intensidade aceitável.
.
Paoli et al (2013), por exemplo, compararam 2 tipos de circuito (em alta e baixa intensidade) e verificou que o treino em alta intensidade foi muito mais eficiente tanto para perda de gordura quanto para ganho de massa muscular.
.
Resumindo, o circuito é um método interessante se for realizado de maneira intensa. Caso contrário, não passará de uma atividade lúdica e menos eficiente que a musculação tradicional.
.
@rodolfo_raiol

Nenhum comentário:

Postar um comentário